Congresso dos EUA confirma vitória de Biden; sessão adentrou madrugada

Democrata tomará posse como o 46º presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro

O Congresso dos Estados Unidos confirmou a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro. A sessão adentrou a madrugada desta quinta-feira, 7, após a sede do Legislativo estadunidense ter sido invadida por apoiadores de Donald Trump. Biden tomará posse como o 46º presidente dos EUA em 20 de janeiro.

A sessão se encerrou às 3h41min de Washington (5h41min de Brasília). "O anúncio do resultado da votação pelo presidente do senado será considerado suficiente para a eleição do presidente e da vice-presidente", anunciou o presidente do Senado, Mike Pence.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Confirmando os resultados estaduais divulgados em novembro, Biden oficialmente obteve os votos de 306 delegados contra 232 de Trump. Ao longo da contagem, duas objeções foram votadas para contestar os resultados do Arizona e da Pensilvânia, mas foram rejeitas após votos do Senado e da Câmara dos Representantes. 

Veja momentos da invasão ao Capitólio:

Retomada da sessão

Sob forte policiamento, os procedimentos foram retomados pelo vice de Donald Trump, Mike Pence, que, pela Constituição do país, também é o presidente do Senado. A sessão seria apenas um procedimento formal, mas nas últimas semanas Trump vinha pressionando seu vice para não aceitar a certificação.

LEIA MAIS | Entenda o que o Capitólio dos EUA

Ao reiniciar a contagem, Pence condenou os ataques e afirmou que o Congresso "retorna no mesmo dia para defender a Constituição". "A violência nunca vence. A liberdade vence. Ao nos reunirmos novamente nesta câmara, o mundo testemunhará novamente a resiliência e a força de nossa democracia. E esta ainda é a casa do povo. Vamos voltar ao trabalho", concluiu.

"Transição ordenada"

Minutos depois de o Congresso certificar a vitória de Joe Biden, Donald Trump disse nesta quinta-feira, 7, que haverá uma transição ordenada no dia 20 de janeiro. Ainda assim, Trump manteve sua posição de contestar o resultado da eleição estadunidense. Todas as alegações de fraude apresentadas por sua campanha e apoiadores tenham sido rejeitadas na justiça.

A declaração de Trump foi publicada no Twitter do porta-voz da Casa Branca, Dan Scavino. “Embora eu discorde totalmente do resultado da eleição, e os fatos me confirmem, haverá uma transição ordenada no dia 20 de janeiro. Sempre disse que continuaríamos nossa luta para garantir que apenas os votos legais fossem contado", afirma. Embora isso represente o fim do maior primeiro mandato da história presidencial, é apenas o começo de nossa luta para Tornar a América Grande Novamente!”, conclui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

joe biden donald trump eleições eua invasão capitólio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar