Entenda o que é o Capitólio dos EUA, invadido nesta quarta por extremistas pró-Trump

O mundo recebeu com choque a invasão e cerco feito ao Capitólio, quando extremistas pró-Trump interromperam sessão que confirmaria vitória presidencial de Biden

Alvo de invasão e confrontos, que inclusive culminaram em morte, o Capitólio dos Estados Unidos foi o centro da atenção mundial nesta quarta-feira, 6. Apoiadores extremistas do atual presidente Donald Trump invadiram o local e interromperam sessão que confirmaria a vitória do democrata Joe Biden, presidente eleito nas eleições americanas em novembro último. O republicano, não aceitando sua derrota nas urnas, constantemente inflou seus partidários a não aceitarem a vitória de Biden, o que culminou na manifestação violenta de hoje.

Mas afinal, o que é o Capitólio e o que ocorre lá? Localizado na capital dos EUA, Washington, DC (Distrito de Columbia), o local é a sede do Congresso da nação e abriga o Senado e a Câmara dos Representantes. É na construção imponente no bairro Capitol Hill que funciona o centro legislativo do país. É lá que as leis da nação são votadas e aprovadas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o site oficial do Capitólio, o Congresso tem o poder de fazer leis, declarar guerras, arrecadar e prover dinheiro público e fiscalizar os gastos, além de votar impeachments e julgar funcionários federais. Também aprova nomeações presidenciais e aprova tratados negociados pelo Poder Executivos e pode supervisionar investigações.

Com construção iniciada em 1793, após o então presidente George Washington colocar a pedra fundamental da obra, o Congresso foi ter sua primeira sessão em 17 de novembro de 1800. O prédio imponente foi projeto originalmente por William Thornton, mas foi modificado posteriormente. O edifício tem sua cúpula central e mais duas alas: no norte, está situado o Senado e na parte sul, os Representantes. O local dispõe de galerias no andar superior, para visitantes que queiram assistir as sessões. Uma das marcas do prédio é uma Estátua da Liberdade colocada bem no topo da construção central.

O Capitólio já foi palco de diversos atentados, entre eles, um que não se concretizou, mas ficou mundialmente conhecido: o ataque às Torres Gêmeas. Anos depois do 11 de setembro 2001, foi confirmado que o avião alvo do atentado terrorista tinha como direção o Congresso dos EUA.

Invasão desta quarta-feira foi recebida com choque no mundo

A invasão do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, por apoiadores do presidente Donald Trump, nesta quarta-feira, 6, proporcionou "cenas chocantes", alertou o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, uma manifestação compartilhada por vários líderes mundiais.

"Cenas chocantes em Washington. O resultado dessa eleição democrática deve ser respeitado", escreveu no Twitter o chefe da aliança militar atlântica. A chegada dos partidários furiosos de Trump forçou a interrupção da sessão destinada a certificar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro.

O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, por sua vez, lamentou as "cenas profundamente perturbadoras no Capitólio". "Os votos dos cidadãos devem ser respeitados. Confiamos que os Estados Unidos garantirão a proteção das regras da democracia", disse o líder do legislativo europeu em um tuíte. O Alto Representante (chefe da diplomacia) da UE, Josep Borrell, também denunciou um ataque sem precedentes à democracia nos Estados Unidos e pediu respeito ao resultado das eleições de novembro.

Com AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

capitólio o que é o capitólio capitólio dos eua capitólio eua capitólio estados unidos congresso eua congresso dos eua invasão capitólio invasão capitólio eua eua mulher morre capitólio morte capitólio trump biden joe biden eleições eua

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar