Participamos do

SpaceX envia quatro astronautas para Estação Espacial; assista ao vivo

A tripulação chegará ao seu destino na Estação Espacial Internacional por volta das 23 horas locais de segunda-feira (1h em Brasília), juntando-se a dois cosmonautas russos e a um americano a bordo. Assista ao vivo
21:40 | Nov. 15, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No primeiro voo de rotina de uma série que a Nasa espera estender, a SpaceX lança hoje, domingo, 15 de novembro (15/11), dos Estados Unidos (EUA), quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional.Três americanos - Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker - e o astronauta japonês Soichi Noguchi decolam neste domingo, às 19h27 locais (21h27 em Brasília), do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Será possível assistir ao vivo pelas redes sociais da Nasa, pelo site da agência e pelo canal dela no YouTube. Assista abaixo: 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A tripulação chegará ao seu destino na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), por volta das 23h locais de segunda-feira (1h em Brasília), juntando-se a dois cosmonautas russos e a um americano a bordo. Ficarão por seis meses no espaço.Este voo "operacional" dá continuidade à bem-sucedida missão de demonstração realizada de maio a agosto, na qual dois astronautas americanos foram levados para a ISS e, depois, trazidos com segurança para a Terra pela SpaceX.

>> Assista ao pouso da Nasa no misterioso asteroide Bennu

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, assistirá ao lançamento pessoalmente.A cápsula Dragon da SpaceX é, hoje, o segundo dispositivo capaz de chegar à ISS, ao lado da bastante confiável Soyouz russa. Esta última leva todos os visitantes à estação desde 2011, depois que os Estados Unidos interromperam seus voos tripulados há nove anos.

LEIA MAIS | A missão da Nasa ao asteroide que pode colidir com a Terra

Um segundo ônibus espacial, fabricado pela Boeing, pode entrar em atividade em um ano.A Nasa espera, no entanto, continuar cooperando com a Rússia. Para isso, a agência americana propôs facilitar lugares para seus cosmonautas em missões futuras e pretende que os americanos continuem a usar a Soyouz regularmente. As negociações se arrastam, porém."Queremos uma troca de lugares", disse o administrador da Nasa, Jim Bridenstine, em entrevista coletiva na sexta-feira."As conversas estão em andamento", limitou-se a dizer, como vem fazendo há meses.A realidade é que os laços entre Washington e Moscou no âmbito espacial - um dos raros setores onde continuavam sendo bons - estão-se enfraquecendo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar