Participamos do

Casa Branca confirma que EUA anunciaram formalmente saída da OMS

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump já tinha antecipado movimento por "discordâncias políticas" da Organização Mundial da Saúde, que o republicano culpa pela pandemia de coronavírus
17:29 | Jul. 07, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Com informações do Dow Jones Newswires
Os Estados Unidos se retiraram formalmente da Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmou nesta terça-feira, 7, uma autoridade da Casa Branca. A notificação foi enviada ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas, segundo a fonte, e a retirada entrará em vigor em 6 de julho de 2021.
Em maio, o presidente americano, Donald Trump, havia anunciado que retiraria os EUA da agência da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo que ele qualificou como um viés favorável à China. A OMS tem sido uma das entidades à frente da coordenação de uma resposta global à pandemia do novo coronavírus.
Em abril, Trump anunciou suspensão da contribuição dos Estados Unidos à Organização Mundial da Saúde (OMS), denunciando suposta "má gestão" da entidade na pandemia do novo coronavírus.
"Hoje, determino a suspensão do financiamento da Organização Mundial da Saúde enquanto se realiza um estudo para examinar o papel da OMS na má gestão e no encobrimento da pandemia do coronavírus", disse Trump durante coletiva de imprensa. Fundado em 1948, o órgão é a principal autoridade global em saúde pública e faz acompanhamento diário com recomendações a países sobre ações contra o coronavírus.

Biden diz que, se for eleito presidente, EUA retornarão à OMS

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, disse nesta terça-feira que, se ganhar a presidência dos Estados Unidos, reverterá imediatamente a decisão do presidente Donald Trump de retirar o país da Organização Mundial da Saúde (OMS)."Os americanos estão mais seguros quando os Estados Unidos se comprometem a fortalecer a saúde global. No meu primeiro dia como presidente, voltarei à @WHO (OMS) e restaurarei nossa liderança no cenário mundial", escreveu Biden no Twitter. 
(Com Agência Estado e AFP)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar