Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Há 50 anos, Apollo 11 era lançada com destino à Lua

A Apollo 11 foi a primeira missão de pouso lunar dos Estados Unidos. O início da fantástica missão espacial foi assistido por mais de um milhão de norte-americanos
17:54 | Jul. 16, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em 16 de julho de 1969, a Apollo 11 estava a caminho da Lua. O foguete Saturno-5 foi lançado às 10h32min (horário de Brasília), em Cabo Kennedy. A ligação dos potentes motores do engenho provocou um baralho ensurdecedor, ouvido a quilômetros de distância. Em sua ogiva, ia a cápsula espacial Apollo 11, que transportava os astronautas Armstrong, Aldrin e Collins, dois dos quais pisariam pela primeira vez na superfície lunar.

O início da fantástica missão espacial foi assistido por mais de um milhão de norte-americanos, que foram à Flórida, lotando hotéis e apartamentos e causando engarrafamentos de trânsito, ao mesmo tempo em que milhões de pessoas, em todo o mundo, acompanhavam a subida do Saturno-5, que se perdia no espaço numa velocidade vertiginosa. Entre as personalidades presentes ao lançamento, estava o ex-presidente Lyndon Johnson.

>> Há 50 anos, União Soviética mandou cosmonave à Lua na tentativa de abafar repercussão da Apollo 11

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Três minutos após a largada, o primeiro estágio do foguete propulsor desprendia-se, quando já se encontrava uma altura de 13 mil quilômetros da Terra, ingressando logo após em órbita terrestre. Posteriormente, Armstrong, Aldrin e Collins anunciavam aos controles da missão que tudo ia bem a bordo da Apollo 11 (texto adaptado da matéria do jornal O POVO de 16 de julho de 1969).

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar