Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Há 50 anos, União Soviética mandou cosmonave à Lua na tentativa de abafar repercussão da Apollo 11

A cosmonave foi lançada três dias antes da Apollo 11. A Luna 15 deveria ter chegado no dia 16 de julho de 1969 com a missão de trazer à Terra amostras do solo lunar
17:42 | Jul. 16, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em 16 de julho de 1969, a então União Soviética ficou em completo silêncio sobre a missão de sua cosmonave Luna 15, lançada no domingo, dia 13 de julho de 1969, em direção à Lua, supostamente, com a missão de trazer à Terra amostras do solo lunar.

Na época, os observadores admitiram que os russos pretendiam deixar campo aberto às especulações do mundo em torno da missão, numa tentativa de diminuir a repercussão do lançamento da nave norte-americana Apollo 11, lançada três dias depois.

As autoridades espaciais soviéticas não informaram detalhes sobre a missão. Na ocasião, acreditava-se que a Luna 15 deveria ter chegado no dia 16 de julho de 1969 à superfície lunar, coincidindo com o início da missão espacial lunar dos Estados Unidos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O único anúncio feito pela agência Tass (Agência Telegráfica da União Soviética no Gabinete de Ministros da URSS) sobre a missão russa, ocorreu no domingo, dia 13 de julho de 1969, e dizia apenas que a Luna 15 levaria a cabo explorações científicas na Lua e no espaço que a contorna. Em Jodrell Bank, o cientista britânico Bernard Lovell declarou à época que tudo indicava que os russos tentariam algo inédito que poderia ser a colheita de rochas ou de outras matérias lunares (texto adaptado da matéria do jornal O POVO de 16 de julho de 1969).

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar