Bloqueio na av. Domingos Olímpio provoca transtornos a motoristas e passageiros
Desvio para montagem do palco do Carnaval altera tráfego até 20 de fevereiro e afeta 22 linhas de ônibus na Capital
Passageiros e motoristas que trafegam pela avenida Domingos Olímpio se depararam com um bloqueio no cruzamento da via com a rua Jaime Benévolo até a avenida Aguanambi, no sentido Centro–Aldeota, nesta quarta-feira, 11, em Fortaleza.
A interdição faz parte das intervenções para viabilizar a montagem do palco do tradicional polo do Carnaval de Fortaleza. O trecho apresentou lentidão e gerou transtornos para quem utiliza a via diariamente, especialmente usuários do transporte público.
Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a mudança provisória no tráfego segue até o dia 20 de fevereiro. Durante o período, condutores que trafegam pela avenida Domingos Olímpio com destino à Aldeota devem utilizar a pista contrária da via a partir do cruzamento com a rua Barão de Aratanha.
LEIA MAIS | Acesso para Alberto Craveiro será bloqueado para obras do VLT Aeroporto-Castelão; veja desvios
Linhas de ônibus têm itinerário alterado
Ao todo, 22 linhas de ônibus que trafegam pela avenida Domingos Olímpio e seu entorno tiveram alteração no itinerário. Os pontos de parada serão desativados conforme os desvios, e os passageiros devem estar atentos às mudanças.
Francisco Herlandeson, 41, relatou ter sido surpreendido pelas alterações no trânsito e nas rotas do transporte público. Ele afirma que precisará reorganizar o trajeto para retornar do trabalho à Região Metropolitana de Fortaleza, onde reside.
“Com a mudança de hoje, nesse ponto dá certo para vir, mas, para voltar, eu já vou ter que planejar outro lugar para pegar”, disse ele, enquanto aguardava o ônibus no canteiro central que divide o tráfego e a área de montagem do palco.
Karine Oliveira, 29, também foi impactada. Ao chegar à parada para aguardar o ônibus da linha 079 – Antônio Bezerra/Náutico, não percebeu de imediato a ausência dos veículos. Segundo ela, foi informada por um agente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), que orientava passageiros no local.
“Estava voltando para casa. Na outra parada consigo pegar o ônibus, mas fui pega de surpresa. Creio que faltou informação no aplicativo”, declarou.
LEIA TAMBÉM | Cinco mil estudantes participam de "boas-vindas" ao ensino médio em Fortaleza
Trânsito reconfigurado e congestionamento
Com o bloqueio, veículos que seguem em direção ao Papicu/Aldeota passaram a utilizar duas faixas do sentido contrário, originalmente destinadas a quem trafega em direção ao Antônio Bezerra. Uma terceira faixa foi reservada para veículos de pequeno porte que vêm da avenida Aguanambi e acessam a Domingos Olímpio, onde o tráfego segue normalmente.
Motoristas que trafegam pela rua Visconde do Rio Branco não podem mais dobrar à esquerda na avenida Domingos Olímpio. Para acessar o Centro, a orientação da AMC é dobrar à direita na avenida Antônio Sales, à esquerda na rua Dona Leopoldina e, em seguida, à esquerda na rua Padre Valdevino.
LEIA MAIS | Após novas denúncias, Procon notifica rede de supermercados em Fortaleza
O motorista de aplicativo Atila Rubens afirmou ter ficado retido no congestionamento entre a rua Barão de Aratanha e a avenida Aguanambi. “Não tinha passado por aqui. Fui pego de surpresa e fiquei uns 30 a 40 minutos”, relatou.
Durante apuração do O POVO no local, um sinistro leve envolvendo um veículo HB20 e um caminhão foi registrado por volta das 17h30min, em meio ao congestionamento.
AMC intensifica monitoramento
Em nota enviada ao O POVO, a AMC informou que, com o bloqueio e a implementação dos desvios, intensificou o monitoramento do tráfego na região por meio de agentes em campo e acompanhamento por câmeras em tempo real.
“Equipes atuam na orientação dos condutores, no controle dos principais cruzamentos e na realização de ajustes semafóricos, sempre que necessário, para reduzir eventuais retenções e otimizar o tráfego durante o período de interdição”, destacou o órgão.