Após novas denúncias, Procon notifica rede de supermercados em Fortaleza
Órgão recebeu denúncias contra 11 das 15 unidades da rede nas últimas 24 horas; consumidores relatam presença de insetos, roedores e produtos apodrecidos
O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) notificou, nessa terça-feira, 10, todas as unidades da rede de supermercados Frangolândia em funcionamento em Fortaleza após novas denúncias relacionadas à comercialização de alimentos impróprios para consumo.
A medida ocorre um dia após o órgão determinar a retirada imediata de hortifrutis estragados em uma unidade localizada no bairro Aldeota, na última segunda-feira, 9.
11 unidades denunciadas em 24 horas
De acordo com o Procon Fortaleza, 11 das 15 unidades da rede instaladas na Capital foram denunciadas por consumidores em 24 horas. As reclamações incluem a venda de produtos com sinais visíveis de deterioração e falta de condições sanitárias. Confira novo vídeo.
Nas novas denúncias encaminhadas ao órgão, consumidores relatam a presença de baratas conhecidas como “francesinhas”, ratos, insetos em pães, ovos apodrecidos e produtos enlatados com mau cheiro.
Confira as unidades denunciadas
As denúncias registradas nas últimas 24 horas envolvem unidades localizadas nos seguintes bairros:
- Costa Barros
- Itaperi
- João XXIII
- Maraponga
- Messejana
- Monte Castelo
- Parque Araxá
- Rui Barbosa
- Santos Dumont
- Varjota
- Washington Soares
Procon alerta para riscos à saúde
O presidente do Procon Fortaleza, Wellington Sabóia, explicou que a decisão de notificar todas as unidades da rede foi tomada diante da gravidade das imagens recebidas.
“O supermercado continuava vendendo produtos totalmente estragados, mesmo após a determinação de retirada. As imagens mostram alimentos impróprios para consumo, colocando em risco a saúde dos consumidores. Diante disso, agimos imediatamente”, afirmou.
Sabóia ressaltou ainda que estabelecimentos que mantêm a comercialização de produtos estragados podem sofrer interdição, apreensão de mercadorias e aplicação de multas, que podem ultrapassar R$ 18 milhões, conforme previsto na legislação.
O POVO entrou em contato com a rede de supermercados Frangolândia, mas não conseguiu localizar atendimento nem obter retorno até o fechamento desta matéria.
Como denunciar
O Procon Fortaleza reforça que denúncias podem ser feitas por meio da Central de Atendimento ao Consumidor, pelo telefone 151.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente