Veja quem precisa atualizar a biometria da carteira de estudante de Fortaleza
Biometria facial superior há três anos e mudanças drásticas na aparência não atualizadas na carteira estudantil podem bloquear uso do transporte público de Fortaleza
A biometria facial da carteira estudantil para uso do transporte público de Fortaleza deve ser obrigatoriamente atualizada por alunos que realizaram cadastro há mais de três anos. Medida visa evitar bloqueio dos benefícios, alerta a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
Renovação é feita online, por meio do site da Etufor.
Discentes que passaram por alterações significativas na aparência também devem renovar modelo como caráter preventivo para evitar transtornos e falhas no reconhecimento facial.
Conforme dados da Etufor, 31.277 cartões foram bloqueados em 2025.
"Além dos casos de uso indevido, identificados por meio da fiscalização diária, constatou-se que uma parcela significativa dos bloqueios ocorreu em razão da desatualização da biometria facial", informa a Empresa.
A Etufor destaca que verificações constantes entre a imagem captada no momento da utilização do cartão e a foto biométrica registrada no sistema são realizadas para garantir a segurança do sistema de bilhetagem e coibir fraudes.
Os estudantes que tiverem a carteira estudantil bloqueada por desatualização terão o benefício liberado se realizarem novo procedimento.
Desbloqueio acontece no Terminal da Parangaba
Após a atualização da biometria, o usuário pode procurar o Terminal da Parangaba para efetivar o desbloqueio, permitindo a retomada do uso.
"A iniciativa tem como objetivo garantir mais segurança ao sistema de bilhetagem, assegurar o uso correto do benefício e evitar bloqueios causados por biometria desatualizada", reforçou Ivanderly Carvalho, coordenadora de Atendimento ao Estudante da Etufor.
A carteira estudantil é de uso pessoal e intransferível.
Todos os alunos da rede pública e particular, incluindo escolas e universidades, têm direito ao serviço, que bonifica duas passagens gratuitas por dia letivo. Um dos benefícios é a possibilidade de poder pagar meia-entrada em shows, cinemas e demais atrações de lazer.
A carteira estudantil de 2025 tem validade até o dia 30 de abril.
Veja a seguir passo a passo para atualização da biometria facial de alunos
Ao entrar no portal da Etufor, as seguintes orientações devem ser feitas:
- Selecione a opção “Atualização de Biometria Facial”;
- Informe CPF do aluno, um e-mail do aluno ou do responsável e clique em “Iniciar Solicitação”;
- Digite o código de validação recebido no e-mail e clique em “Realizar Validação”;
- Informe o CIA e a data de nascimento do aluno, em seguida clique em “Consultar”;
- Selecione a opção correspondente à documentação do aluno (RG ou certidão de nascimento);
- Anexe uma foto para a biometria facial e outra foto do aluno segurando o documento de identificação, conforme o modelo apresentado no sistema, e clique em “Finalizar”;
- Aguarde as informações sobre a validação da biometria facial, que serão enviadas para o e-mail informado.