Halo solar volta a aparecer em Fortaleza após chuvas desta quinta-feira, 15
Fenômeno acontece a cerca de 12 a 17 quilômetros de altura e é causado pela refração de luz em cristais de gelo; halo já havia aparecido em Fortaleza este ano
Quem olhou para o céu de Fortaleza na manhã desta quinta-feira, 15, viu novamente a aparição de um "Halo Solar", fenômeno que causa um arco-íris circular em torno do sol. A imagem pode ser vista no final da manhã, quando o tempo se abriu logo após as chuvas do início do dia.
LEIA TAMBÉM | Carnaval de Fortaleza 2026: mais de 5 mil agentes de segurança irão atuar nos polos
O fenômeno é causado pela refração e a reflexão da luz solar que atravessa cristais de gelo suspensos no ar a cerca de 12 a 17 quilômetros de altitude. As principais causadores do halo são as nuvens Cirrostratus, caracterizadas por serem altas, finas e transparentes como um véu.
Os cristais de gelo hexagonais presentes nessas nuvens fazem com que elas funcionem como pequenos primas, levando à decomposção da luz e surgimento dessas cores que a gente consegue ver ao redor do sol.
VEJA: halo solar em Fortaleza nesta quinta-feira, 15
Halo solar já havia aparecido este ano em Fortaleza
Hoje não foi o primeiro dia em que foi possível observar o halo no céu da Capital este ano. No dia 6 de janeiro, o fenômeno também pode ser visto em bairros da Terral do Sol e de Caucaia, município na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Naquele dia, a aparição foi em horário parecido com o desta quinta, por volta das 10 horas da manhã. Entretanto, não houve registros de chuva na data.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente