Filhote de macaco ameaçado de extinção nasce em Zoológico de Fortaleza
Casal de macacos em cativeiro reproduziu naturalmente na primeira semana de contato. Filhote é saudável e será acompanhado por equipe veterinária
Um filhote de guariba-da-Caatinga nasceu no Parque Zoobotânico de Fortaleza. Este é o primeiro primata dessa espécie a nascer em cativeiro no mundo. Ameaçado de extinção, o guariba-da-Caatinga ganha uma nova oportunidade de ser estudado.
A fêmea do casal de guaribas-da-Caatinga deu à luz ao filhote no dia 8 de dezembro passado, dentro do recinto do Zoológico Municipal Sargento Prata, no bairro Passaré.
“É uma espécie ameaçada de extinção e endêmica da Caatinga, ou seja, só ocorre nesse bioma, em poucos espaços. Esse casal veio justamente para fazermos a reprodução”, é o que explica a médica veterinária, Patrícia Vasconcelos.
Os adultos foram encaminhados ao Parque Zoobotânico de Fortaleza pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CPB-ICMBio).
A fêmea é oriunda do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Piauí (Cetas-PI) e o macho do Centro de Triagem de Alagoas (Cetas-AL).
“Eles passaram por um processo de quarentena, para sabermos se estavam saudáveis, e posteriormente a adaptação para juntá-los. Eles ficaram por um período só se ouvindo, depois começaram a se ver e depois aproximamos para se tocarem. Na primeira semana que juntamos os dois, eles já reproduziram”, conta, orgulhosa, a veterinária.
Segundo ela, o filhote é saudável. Ele e a mãe passaram por avaliação médica e terão acompanhamento contínuo.
A médica veterinária expressa a alegria pelo feito: “Pra gente foi uma imensa surpresa, porque estávamos meio desesperançosos. A gente preferiu aguardar [para ver como iria ser], do que anestesiar e fazer um ultrassom, algo que é mais invasivo”.
“Pra gente foi uma realização muito grande. Logo na primeira vez, ser abençoados com um filhotinho. Esperamos que esse seja o primeiro de muitos (...) quem sabe a gente consiga ter um grupo de animais para voltar à natureza”, conclui. (Com Bárbara Mirele)
Zoológico Sargento Prata está fechado para visitação
Após passar por requalificação dos recintos dos animais, o Zoológico Sargento Prata conduz uma adaptação dos bichos aos novos espaços e segue fechado para visitação do público.
A previsão de abertura depois das reformas era para julho de 2025. No entanto, foi necessário estender o prazo e a meta, segundo o biólogo e diretor de conservação do Zoológico, Raphael Martins, é reabrir entre fevereiro e março de 2026.