Emergência obstétrica do César Cals é suspensa; veja onde buscar atendimento
Diante da suspensão do atendimento, veja onde procurar demais equipamentos com emergência obstétrica 24 horas.
18:13 | Nov. 13, 2025
Os serviços de emergência obstétrica do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), no bairro Centro, em Fortaleza, estão suspensos após incêndio atingir a subestação de energia do equipamento de saúde. Diante da suspensão do atendimento, a população pode procurar demais equipamentos com emergência obstétrica 24 horas.
A informação foi divulgada pela secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, em entrevista à rádio O POVO CBN, nesta quinta-feira, 13. Segundo a titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os serviços devem retornar após a gestão esclarecer o motivo do incêndio.
“Ter total segurança para voltar o atendimento”, disse a secretária. A previsão inicial de retorno apontada por ela era "pelo menos até ao meio-dia" desta sexta-feira, 14, mas assessoria enviou uma atualização ao O POVO e apontou que ainda não existe previsão de retomada, mas que não será no horário supracitado.
Emergência obstétrica: onde buscar atendimento em Fortaleza
Gestantes de alto risco
Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
Onde: Rua Ávila Goulart, 900, no bairro Papicu
Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac)
Onde: R. Coronel Nuner de Melo, S/N - Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE
Pacientes em acompanhamento habitual e parto normal, sem riscos:
Gonzaguinha José Walter (Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter)
Onde: Av. C, 485 - Pref. José Walter
Gonzaguinha de Messejana (Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana)
Endereço: Avenida Washington Soares, 7700, Messejana
Gonzaguinha da Barra do Ceará (Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará)
Endereço: Avenida Aloísio Lorscheider, 1130, Vila Velha
Incêndio no César Cals: entenda o que aconteceu
O incêndio foi registrado no fim da manhã desta quinta-feira, 13. No local, pacientes e bebês recém-nascidos foram retirados às pressas da unidade de saúde e alocadas em áreas próximas, como Beco da Poeira e no anexo do hospital.
As chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE) por volta das 11h15min. Diante do incêndio, os pacientes e bebês estão sendo transferidos para demais hospitais da rede municipal e estadual, como Hospital Universitário do Ceará (HUC/Uece) e Hospital da Mulher.
Em nota, a Sesa informou que a situação está sob controle e que as causas do incidente estão sendo apuradas. A Enel Distribuição Ceará disse que houve um defeito interno na rede de energia local, que é de responsabilidade do Hospital César Cals.
“A empresa disse que, preventivamente, realizou um desligamento emergencial na unidade hospitalar de forma a garantir os trabalhos das autoridades”, disse.
Leia mais
*Atualizada às 23h31 desta quinta-feira, 13 de novembro