Mais de 200 construções irregulares são removidas da orla de Fortaleza

De acordo com a Prefeitura, 18 famílias que residiam em estruturas precárias deverão receber benefício de locação social a partir de outubro

11:19 | Set. 30, 2025

Por: Kaio Pimentel
16 construções irregulares, usadas como moradia, foram removidas em Fortaleza, nesta terça-feira, 30 (foto: Reprodução/ Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis))

213 construções irregulares foram removidas da orla do Litoral Oeste da Capital. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, as ações, que atendiam solicitação do Ministério Público do Ceará (MPCE), incluíam barracos e cercas. 

Ainda de acordo com a Prefeitura, 18 famílias que residiam em estruturas demolidas receberam acompanhamento para cadastro no programa de locação social, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor). Previsão é de que o benefício comece a ser pago em outubro.

A última ação aconteceu nesta terça-feira, 30, na região do Vila do Mar, desde a Areninha do Pirambu até o Marco Zero do bairro Barra do Ceará.

A operação foi executada pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). 

Litoral de Fortaleza: ação de reordenamento remove seis estruturas irregulares; VEJA

 

A ação foi mediante solicitação do Ministério Público do Ceará (MPCE). "Todo o trabalho ocorreu de forma pacífica, sem intercorrências", garante a Agefis.

A operação contou com apoio da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e Polícia Federal.