Granja Lisboa recebe mutirão de limpeza e ações educativas nesta quinta-feira, 31
Projeto "Zona Viva: Leonel Brizola Bem Limpinho" promove mobilização ambiental com atividades para toda a comunidade
O bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, será cenário, nesta quinta-feira, 31, de uma grande mobilização ambiental e comunitária.
A primeira edição do projeto “Zona Viva: Leonel Brizola Bem Limpinho” levará mutirões de limpeza, oficinas, intervenções artísticas e ações educativas para diferentes pontos do território, com o objetivo de estimular o cuidado coletivo com o meio ambiente e fortalecer o sentimento de pertencimento da população.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia também | Agora Tem Especialistas: programa federal permitirá atendimento por plano de saúde no SUS
Voltado à limpeza urbana e à educação ambiental, o projeto nasce de uma parceria entre o programa Zona Viva e a Comunidade Leonel Brizola, com o lema “Cuidar do nosso bairro é cuidar da nossa vida!”. A iniciativa busca envolver moradores, escolas, lideranças e organizações locais em uma agenda de ações práticas e formativas.
Para Regina Maia coordenadora do Zona Viva, na Granja Lisboa, o projeto busca promover a qualidade de vida e fortalecer o cuidado coletivo com o território.
“Vamos juntos realizar várias atividades, conscientizar os moradores sobre o descarte do lixo, praticar reciclagem, estimular o cuidado com as praças, a área verde e os espaços comunitários existentes. Dessa forma buscamos prevenir doenças causadas por acúmulo de lixo”, destacou a coordenadora.
A programação contará com mutirões de limpeza comunitária em áreas críticas
A ação contará com oficinas e rodas de conversa sobre reciclagem e compostagem, campanhas de comunicação, instalação de lixeiras comunitárias e diversas atividades em escolas, como gincanas ecológicas, jogos educativos, peças de teatro e oficinas de reaproveitamento.
Haverá ainda intervenções de grafite com mensagens de preservação ambiental e participação de coletivos culturais e comunicadores populares.
Além de promover o descarte correto de resíduos e prevenir doenças relacionadas ao acúmulo de lixo, a proposta também visa fortalecer o protagonismo juvenil e comunitário.
A ação conta com o apoio de diversas instituições, entre elas o Instituto de Desenvolvimento Social (IDES), a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), a Previo e as secretarias municipais de Conservação, Saúde, Meio Ambiente e Educação.