Fortal 2025 terá efetivo de mais de 2 mil policiais e agentes de segurança

Fortal 2025 com aumento de 12% no efetivo das Forças de Segurança estaduais em relação ao ano passado

16:21 | Jul. 23, 2025

Por: Lara Vieira
O Fortal 2025 inicia nesta quinta-feira, 24, e segue até domingo, 27. (foto: Divulgação)

Mais de 2 mil profissionais das Forças de Segurança estaduais e municipais devem ser empregados para atuar ao longo dos dias de Fortal. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira, 23, durante evento da divulgação do plano operacional do evento. O Fortal 2025 inicia nesta quinta-feira, 24, e segue até domingo, 27.

Conforme o delegado da Polícia Civil do Ceará e coordenador geral do Plano Operacional do evento, Harley Filho, a edição deste ano terá um aumento de 12% no efetivo das forças de segurança estaduais [Polícia Militar, Civil e Bombeiros] em relação ao ano passado.

Subimos de 885 para 995 servidores. Somando as forças de segurança estaduais e municipais, o efetivo total será de 2.075 profissionais envolvidos na operação”, explicou.

LEIA MAIS | Fortal 2025: veja programação de blocos e shows na Cidade Fortal

Em cada dia do evento, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) contará com 52 policiais civis, enquanto a Polícia Militar do Ceará (PMCE) atuará com o apoio de 863 policiais militares.

A atuação terá início às 16h e seguirá até o término das atividades no dia seguinte, com policiamento a pé, em viaturas, motocicletas, e vigilância nas áreas de estacionamento.

Uma das novidades deste ano é a atuação de agentes de inteligência no entorno da Cidade Fortal. O objetivo é ampliar a prevenção a furtos, roubos de celulares e capturar foragidos da Justiça.

O evento contará ainda com um estande do projeto “Meu Celular”. A iniciativa permite que os foliões recebam orientações para o registro antecipado de aparelhos, o que facilita a recuperação em casos de furto ou roubo. “Mesmo quando a recuperação não acontece no próprio dia, conseguimos rastrear os telefones e identificar os grupos criminosos que atuam nesses ambientes”, explica o delegado da Polícia Civil, Klever Farias.

O Corpo de Bombeiros terá um efetivo de 32 agentes para atuar, conforme necessário, durante os quatro dias do Fortal. A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), também atuará com um efetivo de 28 guardas municipais, realizando patrulhamento por meio de viaturas, a pé e em motocicletas.

A segurança também inclui medidas voltadas para públicos específicos. Haverá um ponto de atendimento exclusivo para ocorrências envolvendo pessoas da comunidade LGBTQIA+, com equipe especializada, além da Tenda Lilás, que atuará em casos de importunação sexual.

Trânsito no entorno do Fortal

A operação de trânsito será implementada a partir das 15h. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a previsão é que 120 agentes façam a orientação e fiscalização viárias nas vias durante cada dia de evento, atuando em dois turnos.

Segundo a Autarquia, durante a operação é o estacionamento na av. Aldy Mentor e nas principais vias de acesso da Cidade Fortal:

Av. Eng. Santana Jr;
Av. Pe. Antônio Tomás;
Av. Santos Dumont /Rua Andrade Furtado:
Rua Batista De Oliveira;
Rua Almeida Prado;
Rua Manuel Queirós;
Rua Profa. Francisca Almeida De Sousa.

Conforme a demanda do público, a AMC também poderá realizar desvios temporários, direcionando o tráfego da Av. Nila Gomes de Soarez para a Av. Santos Dumont.

Conforme informou André Luís Barcelos, gerente de Operação e Fiscalização da AMC, os agentes atuarão com auxílio de reboques de plantão para remoção de veículos irregulares. Também devem ser montados dispositivos redutores de velocidade utilizando cones.

Linhas de ônibus

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que será disponibilizada uma linha de ônibus exclusiva para atender os foliões: a linha 840 - Papicu/Cidade Fortal, que deve circular entre o Terminal Papicu e a Cidade Fortal durante todos os dias do evento.

Na quinta-feira, dois ônibus circularão das 13h às 5h. Na sexta, o reforço será de três veículos, das 13h às 6h. No sábado, também com três veículos reserva, a operação vai das 13h às 7h. No domingo, dois ônibus extras estarão disponíveis das 13h às 3h.

Além disso, 20 agentes da Etufor irão realizar blitz a cada noite de evento, das 18h às 6h, para fiscalizar e coibir o transporte irregular e remunerado de passageiros nas proximidades do evento.

Atendimento médico

O resgate, primeiros socorros e encaminhamento hospitalar em casos de acidentes dentro do evento serão feitos por uma empresa privada.

O Fortal terá dois Postos Médicos Avançados, cada um com ambulância e equipe formada por 2 médicos, 2 enfermeiros, 5 técnicos de enfermagem, 2 socorristas e 2 maqueiros. Os postos estarão localizados no Posto Norte (camarotes e áreas VIP) e no Posto Sul (acesso geral, fornecedores e arena dos trios).

Caso algum folião precise de atendimento médico especializado, ele será encaminhado de ambulância conforme sua condição de saúde e cobertura. Pacientes com plano de saúde seguirão para hospitais da rede privada.

Já aqueles sem plano ou que demandem atendimento de alta complexidade poderão ser levados para unidades públicas, como a UPA do Praia do Futuro ou o Instituto Dr. José Frota (IJF).

LEIA MAIS | Fortal 2025 não será em área verde próxima ao Aeroporto; vereador comemora

110 vendedores ambulantes foram autorizados para atuar no Fortal

Ao todo, 110 barracas padronizadas estarão autorizadas a funcionar durante o Fortal. Segundo a A Agência de Fiscalização de Fortaleza (AGFIS), os vendedores precisam seguir regras rígidas, como permanecer exclusivamente nos locais previamente autorizados e utilizar apenas equipamentos permitidos.

Entre as proibições estão a venda de produtos em recipientes de vidro, o uso de botijões de gás e a comercialização de itens que representem risco de acidentes, como cigarros eletrônicos [vapes], cuja venda é proibida pela Anvisa.

Cerca de 80 agentes da Agefiz estarão presentes em cada dia de evento, totalizando mais de 300 servidores de fiscalização. A atuação ocorre tanto na parte interna quanto na externa da Cidade Fortal.