Adolescente de 16 anos é morta no Vicente Pinzón; é o 3º caso em 3 dias

Bairro vivencia conflito entre facções criminosas rivais ao longo da semana. Além das mortes, três pessoas foram baleadas. Seis suspeitos foram presos

17:43 | Jul. 10, 2025

Por: Lucas Barbosa
Adolescente de 16 anos foi morta a tiros na noite dessa quarta-feira, 9, no bairro Vicente Pinzón (foto: Reprodução/Redes Sociais)

Em meio a um conflito entre facções criminosas rivais, o bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, registrou, pelo terceiro dia consecutivo, um homicídio na noite dessa quarta-feira, 9. A vítima foi uma adolescente de 16 anos, identificada apenas como Mirela, que foi morta a tiros.

Até a publicação desta matéria, nenhum suspeito de envolvimento na execução havia sido preso. "As investigações estão a cargo da 1º Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, unidade da PC-CE (Polícia Civil do Ceará) que realiza diligências para elucidar o caso", informou em nota a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Antes, um homem de 25 anos, que não teve a identidade divulgada, havia sido morto a tiros na rua Josias Paulo de Sousa na segunda-feira, 7. E, na terça-feira, 8, um outro homem, de 29 anos, foi morto a tiros na rua Aristides Barcelos.

Em relação a este último crime, três suspeitos foram presos nessa quarta pela Polícia Civil. A SSPDS não divulgou a identidade dos suspeitos, informando apenas que eles têm de 21, 23 e 25 anos.

A pasta também informou que, com o trio, foram apreendidos um revólver calibre 38 com numeração suprimida, maconha, crack e cocaína.

Além de serem autuados em flagrante pelo homicídio registrado na terça, eles ainda foram indiciados por envolvimento em uma tentativa de homicídio ocorrida no mesmo dia. Como O POVO já mostrou, além dos assassinatos, três pessoas foram baleadas no Vicente Pinzón na segunda, 7, e na terça, 8.

"A ação policial faz parte de um esforço contínuo da PC-CE na repressão aos Crimes Violentos Letais Intencionais na região da AIS (Área Integrada de Segurança) 01, com foco no bairro Vicente Pinzón", afirmou em press release a SSPDS.

"A operação teve o apoio do Núcleo de Operações (NO), do Grupo de Investigação de Seguimento (GISE) e do Núcleo de Inteligência (NUIP)".

Outras três pessoas foram presas pela Polícia Militar do Ceará (PM-CE) na tarde dessa quarta, 8, enquanto trafegavam em um veículo Fiat Palio pela Avenida Dioguinho. Conforme a corporação, eles são suspeitos de efetuarem disparos na Rua Josias Paulo de Souza.

"Em buscas no veículo, os policiais encontraram uma pistola calibre .380 com numeração raspada, 11 munições do mesmo calibre e sete munições de calibre .38, além de R$ 3.250,00 em espécie e três celulares", afirmou a PM-CE.

Os três suspeitos presos foram identificados como Edson Rodrigues Ferreira, Vitória Helen Dieb dos Santos e Mário de Araújo Monteiro. Eles foram apontados como integrantes da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE).

Entenda o conflito entre facções pelo qual passa o Vicente Pinzón

A GDE predomina no Vicente Pinzón, mas tem sido alvo de ataques por parte de integrantes do Comando Vermelho (CV). O pivô do conflito é um homem identificado como “Bicho Feio”, membro da GDE que teria passado a integrar o CV.

Perfis nas redes sociais associados à GDE acusam “Bicho Feio” de ordenar assassinatos sem o aval da cúpula da facção cearense. Entre esses crimes estaria a morte de um homem identificado como Luiz Fernando ou “Lobim” em 2 de julho passado.

No final da noite dessa quarta, 9, passaram a circular nas redes sociais vídeos gravados por integrantes da GDE em que estes exibem armas de fogo, inclusive, longas, e desafiam para o confronto os rivais do CV.

Sobre esses vídeos, a SSPDS afirmou que a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) apura o caso com o auxílio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da pasta.