IJF tem lotação e pacientes estão internados em macas nos corredores
Entidade diz realizar atendimentos acima da média em decorrência do aumento na procura, que é "típico" de junho
O Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, registra lotação de pacientes em seus corredores, com pessoas recebendo assistência em macas espalhadas e em condições improvisadas. Unidade justifica que há um aumento na procura por atendimento por causa das festas juninas, que aumentam incidências de queda e acidentes com fogo.
Leia também: Doutor José Frota, o "médico perfeito" que dá nome ao maior hospital público do Ceará
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Imagens e vídeos gravados nesta terça-feira, 1º, e encaminhados ao O POVO, mostram a área de passagem lotada de pacientes que estão em observação, aguardando por um vaga na enfermaria.
Entre pacientes que se encontram nessa situação estão muitos idosos. Pela gravação, é possível ver acompanhantes aguardando ao lado de macas, sentados em cadeiras de plástico. No entanto, de acordo com relatos, muitos deles estariam chegando a passar a noite em pé.
Informações de pessoas que estiveram no local apontam que a lotação chega a ser tão grande que as macas quase não conseguem passar pelos corredores. Até os médicos teriam se revoltado com a situação, mostrando indignação frente ao cenário observado na unidade.
Aumento de atendimentos seria comum ao período, diz IJF
Porucrado pelo O POVO, o IJF informou que realiza "atendimentos, neste momento, acima da média em decorrência do aumento na procura que é típico no período de junho". Segundo assessoria, isso acontece em razão das chuvas, que aumentam incidências de queda e colisões de trânsito.
"Todos os pacientes estão sendo acolhidos, passando por exames, recebendo medicação e sendo encaminhados, conforme o caso, para cirurgia, internação, transferência ou alta após observação. A direção colocou em prática medidas para dar vazão à demanda. Uma das ações foi o reforço para aumentar o número de cirurgias e a implantação de um plano para dar agilidade às altas hospitalares", destaca órgão.
"O IJF destaca que ampliou de 850 para 1.200 cirurgias por mês, melhorando a qualidade da assistência e o tempo de internação. A direção acrescenta que, para melhorar os atendimentos do hospital, o quinto andar da unidade passa por uma ampla reforma para receber 30 leitos de UTI totalmente reestruturados. A previsão é que o local seja inaugurado até o final de julho", completa, em nota.
O POVO indagou ao instituto quantos leitos há disponiveis para atendimento e quantas pessoas aguardam nos corredores por uma vaga, mas unidade de saúde não retornou.