Mais de 150 pessoas já foram presas por roubo de fios elétricos no Ceará em 2025
Os crimes envolvem furto, roubo e receptação de fios elétricos. Ao todo 153 pessoas foram detidas
Entre janeiro e maio deste ano, 153 pessoas foram presas no Ceará pelos crimes de furto, roubo ou receptação de fios elétricos. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
CONFIRA | Ceará teve mais de 138 quilômetros de fios furtados no primeiro semestre de 2024
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No último dia 26 de maio, a SSPDS deu início à Operação Integrada Celare, com o objetivo de combater crimes relacionados ao furto de fios elétricos e hidrômetros, além de fiscalizar estabelecimentos comerciais de reciclagem em Fortaleza.
A ação é coordenada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), em parceria com instituições públicas e privadas, como a Polícia Militar do Ceará (PMCE), Enel, Cagece, entre outras.
Segundo o delegado Harley Filho, coordenador da Copol, vários estabelecimentos já foram notificados e alertados sobre os crimes aos quais podem responder caso sejam flagrados armazenando materiais furtados.
“O reflexo das ações é que, segundo levantamentos preliminares da Enel e da Cagece, houve redução nos furtos de seus respectivos materiais nas áreas onde a força-tarefa atuou”, destaca o delegado.
Até o momento, a operação resultou em 25 notificações do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), 11 autos de infração, sete notificações da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), um registro por crime ambiental, boletins de ocorrência relacionados a materiais apreendidos, três termos de ocorrência da Cagece e três prisões em flagrante.