Projeto no residencial José Euclides visa diminuir a violência

O projeto Zona Viva tem como principal objetivo mudar a realidade de jovens por meio de uma alternativas não violentas

Unindo o esporte e a ação social no combate a violência e a fome, o projeto Zona Viva atua no residencial José Euclides, no bairro Jangurussu, com o objetivo de diminuir o cenário de violência vivido no local. Durante ação nesta sexta-feira, 26, o projeto recebeu a visita do esportista Alberto Bial que, durante sua ida ao residencial, incluiu o basquetebol nas práticas oferecidas.

O projeto é uma iniciativa fruto da parceria entre o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Cozinhas Solidárias e Secretaria da Proteção Social, e tem como meta diminuir a mortalidade entre jovens e adolescentes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O coordenador do MTST, Sérgio Farias, diz que a iniciativa da Cozinha Solidária é muito mais que a distribuição de alimentos assim como o Zona Viva vai além da ideia do contêiner que chega à comunidade.

“São políticas que exigem dedicação e estruturação. Sérgio acredita que as experiências vividas no Residencial José Euclides Ferreira Gomes, como Uniperiferia, Cozinhas Solidárias, Zona Vive em Conjunto Legal, merecem atenção especial dos governos estadual e municipal, que devem atuar para suprir a ausência do Estado em muitas periferias”, explica.

A colaboração de movimentos sociais e a adoção de estratégias que oferecem sonhos e oportunidades para a juventude procura desfazer a lógica de segurança que colocou o Ceará entre os estados mais violentos do Brasil.

“Um pacto entre movimentos sociais históricos e organizados, em conjunto com o governo estadual, a prefeitura e o governo federal, é essencial para enfrentar a falta de presença estatal nas periferias de Fortaleza, especialmente nos conjuntos habitacionais. ‘Pacificação do território’ é, portanto, a expressão que guia essa missão”, completa Sérgio Farias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

zona viva projetos sociais programas de inclusão inclusão social redução da violência

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar