Centro de Educação Infantil é inaugurado no Canindezinho

Novo equipamento é composto por berçário e atende público de seis meses a 3 anos de idade. Ao todo, foram investidos R$ 5 milhões no espaço

Novo Centro de Educação Infantil (CEI) Rita de Cássia Lima Barbosa foi inaugurado no bairro Canindezinho, em Fortaleza, na manhã desta quarta-feira, 3, pela Prefeitura de Fortaleza. A nova estrutura é composta por berçário e deve atender 116 crianças de 6 meses a 3 anos de idade. Ao todo, foram investidos R$ 5 milhões no equipamento

As obras incluíram a instalação de salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, fraldário, lactário, dentre outros espaços. No projeto, também foi entregue uma área de lazer com playground, solarium e Sala de Inovação e Tecnologias. Este é o 31º Centro de Educação Infantil com berçário entregue pela gestão municipal, segundo a Prefeitura.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), o objetivo é entregar 50 equipamentos deste formato até o fim da gestão, prevista para dezembro deste ano. “A gente vai fazendo na medida que o orçamento da prefeitura permitir. Esta semana, na Cidade Jardim II, um Centro de Educação Infantil e uma Escola de Tempo Integral. Este é um ano de muitas entregas”, disse.

A titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), Dalila Saldanha, destacou que o espaço infantil visa auxiliar pais e responsáveis na adaptação e formação das crianças. “É a primeira vez que Fortaleza tem, na etapa creche, os berçários. Os bebês entram com seis meses, e a família precisa estar presente nesse processo. Temos mais 14 centros encaminhados para entregar, e a expectativa é superar a meta dos 50”, comenta.

Segundo a coordenadora interina do CEI Rita de Cássia Lima Barbosa, Margarida Estevam, a unidade já estava em funcionamento desde fevereiro deste ano. Segundo a coordenadora, as primeiras semanas foram importantes para uma adaptação das crianças e também da equipe de profissionais.

"Algumas se mostraram mais agitadas e até tinham rejeição alimentar. Em alguns casos, chegaram a ser liberadas mais cedo, especialmente se não estavam se alimentando e chorando constantemente. Mas, felizmente, não temos mais precisado fazer isso”, esclarece Margarida.

FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL,03.04.2024: Antonio Islandio, pai de bebê. Prefeito Sarto inaugura novo CEI no Canindezinho.
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL,03.04.2024: Antonio Islandio, pai de bebê. Prefeito Sarto inaugura novo CEI no Canindezinho. Crédito: FÁBIO LIMA

Cada sala da unidade conta com duas professoras e uma assistente. Atualmente, há oito crianças que integram a turma de berçário do CEI.

Um dos alunos da Instituição é Ian Lorenzo, de 7 meses, que acompanhou a inauguração da unidade educacional no colo do pai, Antônio Islandson, 25. Sendo seu primeiro filho, Antônio relata a felicidade de vê-lo se desenvolver ao lado de outras crianças.

“É um meio de formalizá-lo na sociedade e para ele se desenvolver ainda mais. Estou muito feliz, porque também fica perto de casa e ajuda no sentido de deixar e buscar. Que pra frente venha ainda mais frutos positivos”, disse o pai.

Trabalhadora autônoma, Elenilce Silva, 31, têm dois filhos matriculados na unidade: Eloá, de um ano; e Vinicius, de dois. Ela conta que a educação integral tem dado grandes benefícios nos filhos, principalmente na caçula. "Ela está comendo bem, por que antes ela não queria comer sozinha. Inclusive, ela já fala algumas coisas e quase o nome dela", conta a mãe. 

Com os filhos passando o dia na unidade educacional, Elenilce relata que pode focar nas atividades profissionais. "Eu trabalho em casa junto com meu esposo, então também é muito bom para mim", conclui. 

As obras do CEI também abrangeram a instalação de piso intertravado na Rua Cinco, em frente à unidade. Além do novo equipamento de educação infantil, o bairro Canindezinho recebeu, em dezembro passado, dois equipamentos de educação requalificados: a Escola Municipal Padre Antônio Monteiro da Cruz e o Centro Educacional Infantil Zilda Arns Neumann. Os espaços atendem 1.358 estudantes, do 1º ano do ensino fundamental ao 9º ano, e 158 alunos, do infantil II ao V, respectivamente.

Com informações da repórter Lara Vieira

Atualizada às 16 horas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

centro educação infantil novo centro educação fortaleza educação infantil fortaleza educação fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar