Carnaval de Fortaleza: veja os bloqueios na av. Domingos Olímpio e outras vias

A operação começa neste sábado, 10, e vai até a terça-feira, 13

A avenida Domingos Olímpio e outras vias de Fortaleza terão bloqueios durante o Carnaval 2024 para garantir uma circulação mais simples e fluida entre os foliões. Além dos bloqueios, outras ações serão realizadas nos setores da saúde, segurança, limpeza, ordenamento e fiscalização. As operações começam neste sábado, 10, e prosseguem até a terça-feira, 13.

A Capital tem oito polos com programações para o período festivo: Domingos Olímpio, Aterrinho da Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Passeio Público, Parque Rachel de Queiroz, Benfica e Mercado Aerolândia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“O principal [polo] é o da Domingos Olímpio. Então, nós teremos operação de bloqueio começando às 14 horas, entre a Avenida Universidade e a av. Aguanambi, justamente para trazer segurança para os foliões que vão estar lá participando”, destaca Wellington Cartaxo, chefe do Núcleo de Operação e Fiscalização da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Esquema de trânsito

A operação contará com um efetivo de 200 agentes e orientadores de tráfego AMC por dia. O órgão, além disso, vai efetuar bloqueios provisórios para garantir que a circulação do público ocorra com mais fluidez e agilidade.

  • Domingos Olímpio

Durante os dias de festa, a av. Domingos Olímpio, onde ocorre o tradicional desfile de Maracatu, ficará interditada a partir das 14 horas, entre as avenidas Universidade e Aguanambi. O bloqueio se estenderá às vias que dão acesso ao trecho: Antônio Pompeu e Joaquim Magalhães. A ação se encerra por volta de 1 hora da manhã.

  • Aterrinho da Praia de Iracema e Mocinha

O polo do Aterrinho terá uma operação em conjunto com o polo da Mocinha. Será restrito estacionar na rua João Cordeiro, entre as ruas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar, a partir das 7 horas.

No Aterrinho, estarão fechadas a av. Beira-Mar, entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús, além da rua João Cordeiro, entre a av. Historiador Raimundo Girão e a Beira-Mar. A ação começa às 13 horas e se encerra à 1 hora do dia seguinte.

O acesso para moradores e hóspedes dos hotéis localizados nos trechos bloqueados será garantido. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) aconselha que os moradores tenham um comprovante de endereço para mostrar aos agentes nos postos de bloqueio. Veículos com pessoas com deficiência também terão acesso permitido para desembarque.

Já na mocinha, estarão fechados os seguintes cruzamentos: rua João Cordeiro com rua Tenente Benévolo; rua Alfredo Prudente com rua Tenente Benévolo; rua Deputado Moreira da Rocha com rua Padre Pita; e rua Pe. Climério com rua Antônio Augusto. Os bloqueios seguem o mesmo horário: das 13 à 1 hora.

  • Mercado dos Pinhões

O entorno do Mercado dos Pinhões, localizado na Praça Visconde de Pelotas, tem previsão de bloqueio durante os dias de festa, das 12 às 23 horas.

Equipes da AMC estarão nos cruzamentos da rua Visconde de Pelotas com rua Gonçalves Ledo, rua Gonçalves Ledo com rua Tenente Benévolo e rua Nogueira Acioli com rua Pereira Filgueiras. A restrição de estacionamento nos trechos terá início às 8 horas da manhã.

  • Benfica

No Benfica, a Praça da Gentilândia ficará interditada a partir das 10 horas na rua Waldery Uchoa com a Av. 13 de Maio e nas ruas Paulino Nogueira com Marechal Deodoro, Paulino Nogueira com Santo Antônio e João Gentil com Paulino Nogueira. Agentes e orientadores de tráfego estarão na região até às 22h horas de cada dia.

  • Outros polos

“A gente vai atuar nos demais polos com viaturas circulando e trazendo mais segurança para todos os foliões. Lembrando que ocorrências poderão ser solicitadas através do número 190”, destaca Wellington.

“Vamos estar reforçando a fiscalização através das cameras de viomonitoramento com intuito de monitorar e dar mais fluidez ao trânsito”, adiciona.

Esquema de transporte

Para atender à demanda dos foliões, serão disponibilizados 42 veículos para atender os pólos do Aterrinho da Praia de Iracema e Domingos Olímpio. Durante o domingo, 11, será cobrada a tarifa social no valor de R$ 3,90 (inteira) e R$ 1,50 (meia).

Quase 200 linhas percorrem o entorno dos oito polos. 20 no Aterrinho, sete no Mercado dos Pinhões, 12 na Mocinha, 11 no Passeio Público, oito no Parque Rachel de Queiroz, 26 no Benfica, 22 no Mercado da Aerolândia e 80 na av. Domingos Olímpio.

Esquema de Saúde

Durante o período festivo, serão disponibilizados quatro Postos Médicos Avançados (PMA), com 42 profissionais. Um estará no Aterrinho da Praia de Iracema, um no polo do Mercado dos Pinhões, um na av. Domingos Olímpio e outro no Benfica. Os demais polos contarão com apoio de unidade móvel de atendimento (ambulância).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

carnaval 2024 bloquio de avenidas Domingos Olímpio esquema de trânsito carnaval de fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar