Gatinha filhote é resgatada em meio a combate ao incêndio no Cocó

A felina foi batizada de Cocó. O resgate foi momento de alegria na tensa rotina da equipe que tenta salvar principalmente animais rastejantes, como cobras e roedores, maiores vítimas do fogo no parque

Uma gata filhote foi resgatada durante o trabalho de combate aos focos remanscentes do incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza. Representantes da Secretaria da Proteção Animal do Ceará (Sepa) atuam no local em busca de salvar animais em risco e feridos. Ainda não há informação sobre quantos animais morreram em decorrência do incêndio.

Erich Douglas, secretário executivo da Sepa, explica que animais rastejantes, como cobras, tartarugas e roedores, são as principais vítimas do fogo. Resgatar uma filhote felina foi uma felicidade para a equipe.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No início das atividades de sexta, 19, os profissionais encontraram a gatinha escondida na parte inferior de uma das viaturas. Quando tentaram resgatá-la, a gata fugiu e adentrou o parque. Ao longo do dia, conta Erich, tentaram alimentar a pequena felina e atraí-la de volta para a rua, sem sucesso.

Na manhã deste sábado, a equipe da Sema montou um gateiro, espécie de “armadilha” para gatos, para conseguir resgatar a filhote. Batizada de Cocó pela equipe, a felina pode ter fugido de alguma colônia comunitária de animais, segundo Amanda Luísa, veterinária comissionada na Sepa.

Entre uma ação e outra relacionadas ao fogo, os bombeiros, os auxiliares e as outras pessoas presentes encontraram na gata Cocó um ponto para onde desviar a atenção, mesmo que momentaneamente.

“Tem de ter algo lúdico nessa história muito triste”, afirma Gustavo Vicentino, secretário da Sema. Ainda de manhã, a felina foi levada pela veterinária a uma clínica para iniciar uma triagem hospitalar.

De acordo com Amanda, os próximos passos nos cuidados de animais resgatados pela Sepa são vermifugar, verificar existência de pulgas e observar a respiração. Após a checagem clínica, os bichos são divulgados no perfil da Secretaria no Instagram para prospectar possíveis adotantes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

incêndio Parque do Cocó

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar