Comerciantes reclamam de transtornos causados por obra na Praia de Iracema
Prefeitura de Fortaleza estaria atrasando a entrega da obra, o que prejudicaria o movimento de clientes e consequentemente levaria a queda de vendas
Uma reforma no calcadão próximo ao Centro Belchior, no trecho popularmente conhecido como Praia dos Crush, na Praia de Iracema, em Fortaleza tem causado transtornos para comércios locais. Segundo comerciantes, obra já deveria ter sido entregue e o atraso da conclusão estaria prejudicando o movimento de clientes. A Prefeitura afirma que até o fim de fevereiro próximo o calçamento da área deve ser concluído.
O POVO esteve no local nessa quinta-feira, 11, e falou com vendedores que atuam no local. Na região citada em específico, foi possível perceber que a entrada de algumas lanchonetes e restaurantes segue rodeada por "cercas" e pisos quebrados, que se misturam com areia.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para consumir as refeições dos locais, clientes sentavam-se em cadeiras do lado de fora dos estabelecimentos, em meio aos resquícios da reforma e ainda sob a água que invadiu o espaço durante a tarde de quinta — em uma ação que tem relação com um fenômeno chamado de "swell".
Uma das comerciantes que operam no espaço, cujo nome não será identificado, relatou que a Prefeitura começou a reforma na região em outubro de 2023, prometendo entregar no mês seguinte, em novembro. "Prometeram entregar em um mês e até hoje (não entregaram)", dispara.
Outra atendente de um dos estabelecimentos, que também preferiu não ter o nome divulgado, informou que o atraso na entrega da obra tem causado prejuízos para as vendas, dentre outras coisas. "(A obra) Diminuiu o espaço, diminuiu as vendas, diminuiu nossa área de trabalho", relata.
Leia mais
Prefeitura diz que vai concluir calçamento em fevereiro
Procurado pelo O POVO, Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), afirmou que o "cronograma das obras de requalificação" da Praia de Iracema já está "adiantado em relação ao planejamento inicial". Ele explica que foram iniciadas três frentes de serviço simultâneas, sendo a primeira relacionada a área do "aterrão e do aterrinho".
"Todas essas frentes tiveram obras iniciadas e parcialmente concluídas, com excessão do trecho único elas foram praticamente totalmente concluídas (...) A ideia era que em dezembro de 2023 a área do aterrão e do aterrinho tivessem sido concluídas para que não interferisse nos trabalhos (...) Nas festas de final de ano", diz o representante.
De acordo com Dias, esse trecho segue em processo de demolição do antigo calçadão. "A expectativa é que até fevereiro toda essa área de calçadão já esteja completada, já concluída", garante ainda Samuel.
Em paralelo também deve seguir sendo realizado o calçamento da praia do Havaizinho, com o mesmo prazo de conclusão. No geral, o secretário afirma que todas as frentes serão concluídas até o fim de 2024.
"Nesses trechos onde o calçadão já ficou pronto e a via já ficou pronta ainda restam alguns serviços de algumas edificações que vão ser feitas, como o banheiro na área das Praia dos Crushs", explica ainda, informando que edificações devem ser iniciadas após o Carnaval.