CE: Gestores de cinco cidades são alvos de operação contra comércio ilegal de armas

Investigações apontam crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso e usurpação de função pública

Gestores de cinco municípios cearenses são alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) realizada na manhã desta terça-feira, 19. Ao todo, 11 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos contra servidores dos municípios de Quixadá, Boa Viagem, Irauçuba, Aracati e Itaitinga. Os alvos são suspeitos de conceder a posse e porte armas de fogo de forma ilegal para guardas municipais.

Até o momento, 13 armas e uma quantidade não divulgada de munições foram apreendidas, além de uma pessoa ter sido presa em flagrante, em Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme apontam as investigações da PF, os funcionários públicos praticaram os crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso e usurpação de função pública, pois a habilitação para o porte do armamento só pode ser concedida pelo órgão nacional.

Cerca de 60 agentes trabalham na operação intitulada "Acrasia", em alusão ao termo usado pelo filósofo Aristóteles para se referir à relação dos homens em conflito entre o desejo e a razão. 

Os delitos supostamente cometidos pelos gestores configuram, além dos crimes citados, em comércio ilegal de arma de fogo, com penas que podem chegar a até 20 anos de prisão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

busca apreensao comercio ilegal armas policia federal servidores publicos guardas municipais

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar