Juventude Digital certifica curso prioritário para PCDs e mulheres

Projeto voltado para a juventude de Fortaleza realiza noite de certificação para alunos

O Juventude Digital, programa da Prefeitura de Fortaleza, com o apoio da empresa Lanlink, realizou na tarde desta terça-feira, 12, a entrega de certificados da primeira turma do projeto Dragões Alados, que promove qualificação em tecnologia, com prioridade para pessoas com deficiência (PcDs) e mulheres.

Formado há menos de um ano, o projeto Dragões Alados tem foco no ensino do campo da tecnologia para mulheres e PcD e já apresenta bons resultados na primeira certificação. “Quase 60 pessoas se inscreveram e mais de 70% conseguiu finalizar o curso. A gente considera um sucesso, pois conseguimos dar início e prosseguimento ao projeto e já temos duas pessoas contratadas", comenta Cristina Boris, diretora da Lanlink.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Uma das alunas contratadas, Thais Marques, de 21 anos, é atendente de suporte N1. Ela comenta que as aulas eram mistas e ocorriam alguns dias em formato presencial e em outros a distância. “Aprendemos sobre proteção de dados e excelência no tratamento ao cliente, principalmente.”

Cristina Boris comenta que está feliz com o sucesso do projeto. “Se cada empresa der um pouco de sua contribuição para fazer uma sociedade mais inclusiva e viabilizar mais famílias a terem uma oportunidade a mais, é muito interessante para Fortaleza e para o Ceará.”

O projeto também foca na inclusão, contando com alunos surdos e a presença de intérpretes de Libras. “A atmosfera da Lanlink é muito boa, as pessoas são gentis e educadas e tem muita diversidade de pessoas. É um time muito unido e acolhedor”, complementa Thais Marques.

Outro contratado é Thalys Araújo, de 36 anos, que é surdo. Há três semanas ele trabalha como assistente de conhecimento - ITIL Júnior “Comecei na área da tecnologia dentro do curso. O meu sentimento é de completa alegria, não imaginava que a empresa me acolheria tanto assim.”

 

 

Ele comenta que veio por recomendação de outro amigo surdo, Rodrigo, e acabou se interessando. “É desafiador, mas sou tido como um exemplo para outros surdos, aceitei o desafio e estou aqui.” O POVO conversou com Thalys a partir da mediação da intérprete Marimel Lopes.

O programa é voltado para a juventude de Fortaleza, para pessoas entre 15 e 29 anos de idade, com prioridade para alunos que vieram da escola pública. "Ao longo de dois anos do projeto já tivemos mais de 30 mil alunos e, desses, 75% vieram de escola pública", explica Ianna Brandão, coordenadora do Juventude Digital.

Para participar dos cursos do projeto Juventude Digital, é necessário se inscrever pelo portal da Juventude Digital. As inscrições e os cursos são gratuitos, além de ser oferecido na modalidade online ou presencial. "A gente consegue ofertar uma diversidade de cursos, em muitos formatos para que o jovem consiga se encontrar profissionalmente", destaca Ianna Brandão. (Colaborou: Fabrícia Braga)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Juventude Digital curso para PCDs curso para mulheres mercado de trabalho

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar