Passe livre estudantil teve mais de 2 milhões de passagens em um mês, diz Sarto

No primeiro mês da operação, foi registrado média de 70 mil estudantes utilizando o benefício por dia útil na Capital

Desde a implementação do passe livre estudantil em Fortaleza, no dia 13 de novembro, foram emitidas mais de 2 milhões de passagens gratuitas a estudantes que residem na Capital. O balanço, feito até essa segunda-feira, 11, foi divulgado pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), em live nas redes sociais, nesta terça-feira, 12.

O balanço da ação, desde que iniciou a operação, registrou uma média de 70 mil estudantes por dia útil utilizando o passe livre, contabilizando o total de 2.058.676 passagens gratuitas até a segunda passada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em novembro, o número de passagens emitidas chegou a 1,3 milhão. No balanço de dezembro, foram 673.993 mil passagens gratuitas. O quantitativo tende a ficar reduzido em virtude do período do início das férias escolares.

Em live, o gestor municipal celebrou o quantitativo das passagens gratuitas. “Nós celebramos esse número porque é uma conquista histórica, uma política que visa à inclusão, incentivo à educação, previne a evasão escolar e contribui para a renda das famílias cearenses”, destacou Sarto.

Para a utilização do passe livre estudantil, é necessário que o estudante possua a carteirinha de estudante emitida pelo órgão credenciado junto à entidade gestora do transporte público de Fortaleza para garantir a gratuidade. Em 2023, o total de 282.063 carteirinhas de estudante foram confeccionadas na Capital.

Com o documento, estudantes da rede pública ou privada podem ter direito a duas passagens gratuitas por dia útil. O benefício é válido de segunda a sexta-feira.

Além das duas passagens, a tarifa estudantil, que equivale a um terço da passagem inteira, está mantida para as demais viagens.  As viagens dos alunos serão identificadas por meio do Bilhete Único, permitindo maior controle dos usuários. 

Na operação, a Prefeitura de Fortaleza arcará com os custos da proposta. No entanto, é permitido que empresas de transporte públicos também auxiliem, com incentivos, à medida.

Com a aprovação do Passe Livre Estudantil, as tarifas metropolitanas e outros benefícios, como a meia passagem, não serão revogadas e continuam funcionando normalmente. Os estudantes que ultrapassarem as duas gratuidades do benefício, ainda poderão utilizar a meia passagem. 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

passe livre fortaleza balanço passe livre fortaleza passagens passe livre fortaleza passe livre estudantil prefeitura fortaleza jose sarto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar