Fortaleza terá paradas de ônibus com Wi-Fi, entrada USB e videomonitoramento

Ao todo, serão instaladas 200 paradas com videomonitoramento até 2024. Ações fazem parte do projeto Parada Segura, que estava em fase piloto desde 2022

As paradas de ônibus de Fortaleza devem contar com videomonitoramento, acesso à rede Wi-fi e entrada USB para carregar celular. As ações fazem parte do projeto Parada Segura, anunciadas em live pelo prefeito José Sarto (PDT), nesta terça-feira, 12. A previsão da gestão municipal é que sejam instaladas 200 paradas com videomonitoramento até 2024, sendo 15 entregues até o fim deste ano.

O anúncio das ações nos pontos de ônibus de Fortaleza feito pelo gestor municipal, no entanto, não é totalmente novo. Em fevereiro de 2022, a Prefeitura de Fortaleza entregou o primeiro ponto de ônibus do projeto piloto do Parada Segura.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na época, o ponto de ônibus, localizado na avenida 13 de Maio, em frente à Igreja de Fátima, no bairro de Fátima, recebeu a reformulação da iluminação pública, conexão Wifi, câmera de videomonitoramento e melhorias de acessibilidade, com rebaixamento da calçada e piso tátil.

Em live, Sarto disse que o projeto busca melhorar a sensação de segurança e comodidade nos locais. “É um novo modelo de abrigo de ônibus que contará com ferramentas tecnológicas para ofertar mais comodidade para quem usa o transporte coletivo em Fortaleza”, disse.

Os novos modelos de paradas de ônibus devem receber ainda ações de urbanização e iluminação de led no entorno dos abrigos e espaços reservados para cadeirantes e pessoas com deficiência. Nos locais, haverá também um painel informando os horários em que os coletivos devem chegar ao ponto.

De acordo com a Prefeitura, as informações serão atualizadas em tempo real, interligadas ao GPS dos ônibus. Atualmente, a Capital conta com o aplicativo Meu Ônibus, que permite acompanhar o trajeto em tempo real dos veículos.

Nos próximos dias, cinco novas paradas dentro deste novo modelo serão instaladas em cinco vias públicas da Capital. Confira quais:

- Av. Godofredo Maciel,
- Av. Desembargador Moreira
- Av. Silas Munguba
- Av. Historiador Raimundo Girão
- Av. Oliveira Paiva

A instalação do videomonitoramento nas paradas, conforme a gestão, serve para além do caráter preventivo dos equipamentos. Através da tecnologia, o objetivo é possibilitar também a identificação de suspeitos de danos aos locais e demais ações de caráter criminosas para colaborar com futuras investigações.

Fortaleza terá nova Central de Videomonitoramento

Uma nova Central de Gestão Integrada de Videomonitoramento de Fortaleza está sendo construída. O anúncio também foi feito pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto, durante live nas redes sociais nesta terça-feira, 12.

Atualmente, o local está com 12% de obras em execução e a previsão de entrega está para o segundo semestre de 2024. A nova Central está localizada próxima ao Paço Municipal, no bairro Centro, e reunirá imagens e dados das câmeras de diversos órgãos da Prefeitura.

Logo após a entrega do local, cerca de 150 técnicos que já atuam nas secretarias municipais serão realocados para a central, reduzindo o tempo de resposta dos órgãos que poderão acessar os dados dessas câmeras.

Atualmente, Fortaleza conta com mais de cinco mil câmeras de diversos órgãos municipais e estaduais, com dados que subsidiam a atuação dos agentes de segurança pública. Além dessas, a Prefeitura tem cerca de 3 mil câmeras instaladas em, aproximadamente, 400 escolas municipais.

De acordo com Sarto, a nova central de videomonitoramento vai, além de contribuir com os órgãos de trânsito, poder auxiliar na sensação de segurança da população, ajudar a coibir crimes e colaborar com o trabalho de investigação policial.

Atualizada às 15h38min

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

videomonitoramento paradas onibus fortaleza wifi parada onibus fortaleza projeto parada segura fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar