Como solicitar reparos em equipamentos de Academias ao Ar livre de Fortaleza

População pode relatar equipamentos quebrados pelo telefone 156 ou procurar alguma Regional

Instaladas em praças e parques, as Academias ao Ar Livre são equipamentos voltados para a prática de exercícios físicos de forma gratuita. Por desgaste ou vandalismo, contudo, a população pode ter o benefício da promoção à saúde prejudicado. Segundo o secretário municipal de Gestão Regional, Ferruccio Feitosa, “ao identificar algum equipamento com defeito, a população pode entrar em contato através do telefone 156 ou procurar alguma Regional”.

A informação vale tanto para equipamentos instalados pela rede municipal, como para os que foram adotados pela iniciativa privada. De acordo com o secretário, Fortaleza tem cerca de 400 Academias ao Ar Livre. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Irani Andrade, 73, moradora do bairro Aldeota, costuma fazer seus exercícios em casa. De vez em quando, contudo, a comerciante vai à Praça das Flores, no bairro Aldeota, para fazer caminhada e variar em sua rotina de exercícios na Academia ao Ar Livre. “Aqui é um complemento para o bairro e muito agradável para fazer exercícios. Principalmente para quem não pode ou não gosta de academia [tradicional]”, comenta a moradora.

A idosa, contudo, ressalta que, às vezes, nota que alguns equipamentos precisam de manutenção. “Sem óleo, por exemplo. Se houvesse mais zelo, eu acho que ia ser mais proveitoso. Tanto para o público ao redor, como para o público de fora, com criança, que vem aqui no domingo, feriado, por exemplo”, comenta a moradora.

A instalação da Academia ao Ar Livre na Praça das Flores é fruto de uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Fortaleza e a operadora de planos de saúde Unimed. No espaço, é possível encontrar equipamentos como simulador de cavalgada; simulador de remada; legpress; simulador de surf; bicicleta de mão; barra de flexão de cotovelos (indicado para cadeirantes) e banco.

Já sob a gestão pública, as Academias ao Ar Livre contam com aparelhos como alongador, simulador de cavalgada, caminhada e remo, rotação dupla, esqui, surf, pressão de pernas, multi exercitador e rotação vertical. Os aparelhos são indicados para pessoas adultas de todos os tamanhos e idades.

Outro espaço em Fortaleza que conta com equipamentos de Academia ao Ar Livre é a Praça Coronel João Pontes, no bairro Monte Castelo, também conhecida como Pracinha Redonda.

Morador do bairro, Bruno Lopes, 28, costuma ver na praça a população utilizando o espaço com mais frequência em horários de temperaturas mais amenas. “Pessoal vem mais de manhã e à tarde, fazem caminhada aqui e já usam os equipamentos. Vem muito idoso, criança também usa. É importante para a saúde e também uma diversão a mais pro pessoal”, comenta.

Equipamentos quebrados

Por ter o costume de frequentar a Pracinha Redonda, no bairro Monte Castelo, Bruno Lopes comenta que há um grande problema envolvendo a conservação dos equipamentos da Academia ao Ar Livre do local:

“Aqui não tem fiscalização. Tem a questão da população que não sabe usar e acaba quebrando. Mas, principalmente, tem uns vândalos que vêm de noite e quebram os equipamentos. O prejuízo fica para quem depende desses [equipamentos] pra fazer seus exercícios”, comenta Bruno.

Desde 2021 até agosto 2023, foram instaladas 64 academias e realizadas 284 manutenções. De acordo com a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), o Programa de Manutenção de Praças e Espaços Públicos prevê que outras 77 praças/areninhas devem ser entregues até o final de 2024, com o investimento de R$ 53 milhões.

Sobre atos de vandalismo, o secretário municipal de Gestão Regional, Ferruccio Feitosa, pediu apoio da população com denúncias. “Assim, nós poderemos acionar a guarda municipal o mais rápido possível para combater esse tipo de ação, que prejudica toda a sociedade”, ainda comentou Ferruccio Feitosa.

O secretário ainda pede que a população zele e utilize os equipamentos de forma cuidadosa, preservando assim o patrimônio público.

Sobre a segurança em praças na Capital, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que também realiza vigilâncias no entorno dos locais por meio da Polícia Militar do Ceará (PMCE). As denúncias podem ser feitas por meio dos números 181 ou 190.

Importância para a Saúde

Segundo o doutor em Ciências da Saúde e professor do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ricardo Viana, esses equipamentos públicos possuem um potencial ainda pouco explorado.

“É sabido que o comportamento sedentário é associado com a presença de inúmeras doenças, como a obesidade e a diabetes. Dessa forma, as Academias ao Ar Livre são importantes estímulos para as comunidades reduzirem os comportamentos sedentários e aumentarem os níveis de atividade física”, pontua o professor.

Segundo o especialista, os ambientes possuem equipamentos que possibilitam a realizar exercícios de mobilidade articular, ou seja, que executam movimentos de uma ou mais articulações em grandes amplitudes.

Ricardo Viana ainda comenta que, em geral, o maior público é composto por indivíduos idosos e jovens adultos, seguidos do público infantil. “Embora a prática de exercício físico seja importante para a saúde da população, a supervisão apropriada por profissionais de educação física é importante”, explica.

“Também é importante destacar que as academias ao ar livre não são playgrounds. Portanto, o público infantil precisa ser devidamente reconduzido para locais apropriados para "brincarem" e se divertirem”, conclui o professor da UFC.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

academia saúde exercicios físicos academias ao ar livre fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar