Alunos do Ceará ganham medalhas de prata na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Ao todo, a equipe brasileira conquistou duas medalhas de ouro, duas de prata e uma menção honrosa

Dois alunos que moram no Ceará — Paulo Otavio e Gabriel Hemétrio — conquistaram medalhas de prata na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) 2023, realizada em Chorzów, na Polônia, entre os dias 10 e 20 de agosto. A competição contou com a participação de estudantes de 52 países e apresentava três modalidades de prova: teórica, análise de dados e observacional.

“A IOAA foi uma experiência indescritível”, relata Paulo Otavio, 18. Ele é natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, mas vive em Fortaleza. “Tudo sobre visitar um país novo é incrível, ainda mais a Polônia: um país europeu com uma rica história e cultura que não se vê em todo lugar. Além disso, o contato com mais de 200 adolescentes de todo o mundo interessados por astronomia não é uma experiência que se esquece facilmente.”

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Tivemos muito tempo livre entre as provas que fizemos, então pudemos ter bastante interação com muitos dos que estavam participando na olimpíada, desde ficar conversando sobre coisas aleatórias até jogar uma guerra de balão de água”, adiciona.

Paulo começou a se interessar por astronomia quando ainda estava no sexto ano do ensino fundamental, mas nunca tinha estudado muito sobre a área. Ele só começou a aprofundar os conhecimentos quando se mudou para Fortaleza.

“Um amigo meu, que já tinha passado pelo processo seletivo para as olimpíadas de astronomia, me convidou para estudar astronomia e astrofísica a fundo. Após dar uma chance à matéria, percebi que à medida que eu estudava, mais gostava de astronomia e astrofísica.”

A equipe brasileira foi composta por cinco estudantes, entre 14 a 18 anos de idade. Ao todo, eles conquistaram duas medalhas de ouro, duas de prata e uma menção honrosa.

A equipe de 2023 foi liderada pelo professor Dr. Eugênio Reis, vice-coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), por Ualype Uchôa, medalhista de prata na IOAA 2021, e pelo observador Heliomárzio Rodrigues.

Medalhistas de ouro

  • Murilo de Andrade Porfirio (Colégio Etapa);
  • Paulo Henrique dos Santos Silva (Colégio Objetivo).

Medalha de prata

  • Paulo Otávio Portelo Santana (Fárias Brito);
  • Gabriel Hemétrio de Menezes (Fárias Brito).

Menção Honrosa

  • Mariana Naves Tana (Ifsuldeminas).

Com informações da repórter Bia Freitas/Especial para O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica estudantes do ceará Farias Brito medalha de prata astronomia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar