O POVO ganha categoria de Fotojornalismo do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Aurélio Alves ganhou o 1º lugar e Júlio Caesar foi finalista na categoria Fotojornalismo com reportagens sobre empreendedorismo e microcrédito, respectivamente

A etapa estadual da 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2023 concedeu ao O POVO o 1º lugar em Fotojornalismo com a reportagem “Vocação motiva investimento no próprio negócio”, de autoria de Armando de Oliveira Lima, repórter de Economia, com edição de texto de Irna Cavalcante e design de Jéssica Bezerra.

A reportagem fala de como o emprego e a renda gerados por Micro Empreendedores Individuais (MEIs) e microempreendedores reforçam os indicadores econômicos de Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Aurélio Alves fez o registro de Zuleide Gurgel Ferreira, de 50 anos, que é vendedora ambulante no bairro Castelão, na Capital. Juntamente com o marido, ela vende água, refrigerante e água de coco aos frequentadores da areninha do bairro.

“Foram várias tentativas até conseguirmos a foto certa, que, de alguma maneira, enquadrasse não só o coco, mas também a vendedora”, explica. “Quando eu recebi a pauta eu fiquei muito feliz, porque era uma oportunidade de retratar uma mulher que conseguiu a independência financeira por causa do trabalho como MEI. Além disso, ela era uma simpatia”, complementa.

Júlio Caesar, editor de fotografia do O POVO, foi finalista com a reportagem “A diferença do microcrédito no mundo rural”, de autoria de Carol Kossling e Paloma Vargas, repórteres de Economia, e edição de texto de Beatriz Cavalcante.

A matéria mostrou a importância do Agroamigo, programa de microcrédito do Banco do Nordeste, e como ele transforma as vidas de famílias nas áreas rurais do Ceará. Júlio fotografou um trabalhador na plantação de melões em Icapuí (distante 205 km de Fortaleza).

“Esse prêmio é um reconhecimento aos jornalistas que fazem a notícia diariamente com ética e afinco. Estar entre os três finalistas da categoria de Fotojornalismo é uma alegria”, destaca Júlio Caesar.

“Atualmente a notícia gerada com confiabilidade e apuração é de suma importância para a sociedade que se encontra, em meio a tantas notícias falsas que tentam desacreditar a imprensa formal”, afirma.

O tema da premiação do 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo foi “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do País”, com competidores aptos a se inscreverem nas categorias de Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

premio sebrae de jornalismo premio de fotografia o povo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar