Natal Sem Fome: Pontos de doações devem ser ampliados em Fortaleza

Neste ano, a meta da campanha é arrecadar 39 toneladas de alimentos no Nordeste, sendo 11 toneladas somente no Ceará

Os pontos de arrecadação de doações da campanha Natal Sem Fome em Fortaleza devem ser ampliados. Na próxima sexta-feira, 25, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec), responsável pela articulação da campanha no Nordeste, realizará reunião com parceiros para discutir a medida.  Atualmente, a Capital conta com seis locais para arrecadação de doações.

O encontro também busca incentivar os parceiros sobre a mobilização das redes para a doação de alimentos não-perecíveis para a campanha, que chega a sua 30ª edição. A meta da campanha é arrecadar 39 toneladas de alimentos no Nordeste, sendo 11 toneladas somente no Ceará.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Inec destaca que a edição é a considerada a mais importante devido ao cenário da fome no Brasil, que chegou a registrar 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer. Desse total, 2,4 milhões vivem no Ceará.

Os dados são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil, da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan). 

Ainda segundo a pesquisa da Penssan, a insegurança alimentar grave atinge 15,5% da população brasileira, afetando com maior proporção as famílias em todos os estados do Norte e do Nordeste, exceto Rondônia, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba, cujas estimativas estaduais foram inferiores à média nacional.

Da população que convive com a fome na região Nordeste, 2,4 milhões vivem no Ceará; 2,1 milhões no Maranhão; o mesmo número em Pernambuco; e 1,7 milhões na Bahia.

Embora os efeitos econômicos da pandemia não possam ser ignorados diante do cenário da fome no país, a situação já vinha se agravando desde antes da crise.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 61 milhões de brasileiros enfrentaram dificuldades para se alimentar entre 2019 e 2021; e 15 milhões deles passaram fome.

Como doar

 

A doação para a campanha pode ser feita de forma individual ou coletiva, por meio de doação em grupos. Os interessados podem doar através do pix: [email protected] ou acessando os sites www.inec.org.br/doe ou www.natalsemfome.org.br.

É possível contribuir com qualquer valor. Todo o valor arrecadado será revertido para a compra de cestas básicas.

As doações de gêneros alimentícios não perecíveis podem ser entregues até o dia 20 de dezembro, na sede do Inec, localizada na avenida. Dr. Silas Munguba, 3500, bairro Itaperi, e nos demais pontos de arrecadação.

Veja os locais de doação:

 

Instituto Nordeste Cidadania - Inec
Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 3500, Bairro Itaperi
Telefone: (85) 3209 9200
Contato: Mônica, Reni

BNB Clube
Endereço: Av. Santos Dumont, 3646 - Aldeota
Telefone: (85) 4006 7200
Contato: Maurício Lima

North Shopping Fortaleza
Endereço: Av. Bezerra de Menezes, 2450 - Farias Brito

North Shopping Jóquei
Endereço: Av. Lineu Machado, 419 - Jóquei Clube

North Shopping Maracanaú
Endereço: Av. Carlos Jereissati, 100 - Centro, Maracanaú

Via Sul
Av. Washington Soares, 4335 - Lagoa Sapiranga

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

campanha natal sem fome doações natal doações alimentos fortaleza doações alimentos natal doações combate a fome combate fome fome fortaleza ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar