Novo contrato dos restaurantes universitários da UFC substitui suco natural por iogurte

Com novo contrato de licitação concluído no mês de julho, refeições dos restaurantes universitários da UFC sofrem alteração. Alunos reclamam falta de suco

Durante as últimas semanas de férias, os estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) de Fortaleza perceberam que o suco não estava mais sendo servido nas refeições dos restaurantes universitários (RUs) da instituição. Em resposta às reclamações, a Universidade informou nessa quarta-feira, 2, via e-mail, que o novo contrato de licitação vigente para o semestre substitui o suco natural do almoço por iogurte no café da manhã.

Dias antes da decisão ser divulgada, um aluno de graduação, que preferiu não se identificar, questionou o motivo de os estudantes não estarem recebendo o suco por meio de mensagem direta ao perfil do Instagram do RU. Na conversa, a conta responde que “o novo contrato não inclui suco” e que não seria apenas durante as férias, mas pelo resto do semestre.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao indagar se os responsáveis pelo restaurante sabem que o fato seria “prejudicial à alimentação estudantil”, o perfil do RU rebateu: “Ao contrário. A ingestão de líquido durante as refeições prejudica a saúde”.

 


Em nota, a UFC informa que concluiu a licitação para o RU de Fortaleza com garantia de qualidade nutricional e manutenção no valor de R$ 1,10 para alunos. O preço, inalterado há 15 anos, é considerado um dos mais baratos do Brasil em comparação às demais universidades federais de outros estados.

“Os investimentos da Universidade no RU têm crescido a cada ano. De acordo com dados da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), em 2022, estima-se que sejam destinados cerca de R$ 31 milhões ao Restaurante, o que representa 24% de todo o orçamento de custeio para manutenção da UFC, distribuído entre 88 contratos”, notifica.

Quanto à falta do suco nos restaurantes universitários, a UFC comunica que “dentro do valor previsto no contrato, também haverá pequena alteração no almoço. O suco da refeição será substituído pelo iogurte anteriormente mencionado, incorporado ao cardápio do café da manhã”.

Pesquisa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), intitulada “Desmitificando dúvidas sobre alimentação e nutrição: material de apoio para profissionais da saúde”, apontou que os sucos de frutas naturais sem ou com pouco açúcar “são melhores opções (durante as refeições), especialmente os contendo frutas fontes de vitamina C, pois auxilia a absorção de ferro”. O trecho adaptado da pesquisa foi divulgado pelo Instagram do restaurante universitário da UFC em 2020.

Porém, de acordo com a Coordenação do Restaurante, o item substituído não acrescia na qualidade nutricional da alimentação, "já que o processo de produção de suco à base de polpa acaba implicando perda de fibras, vitaminas e outras propriedades nutricionais da fruta". "Ou seja, a decisão foi pela substituição de item sem valor agregado no almoço por um de valor nutricional no desjejum. A medida terá ainda impacto sustentável, pois deixarão de ser utilizados cerca de 10 mil copos descartáveis por dia no RU de Fortaleza”, afirma a universidade na nota.

Confira nota na íntegra

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

falta suco ufc ru da ufc restaurante universitário ufc suco ufc

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar