Nicolinha, astrônoma amadora mirim, é a única brasileira na lista das 100 crianças prodígios do mundo

Com apenas 9 anos, a menina foi anunciada como a única criança brasileira da lista do prêmio Global Prodigy Awards 2022

“Astrônoma amadora mirim mais nova do mundo”, esse é o título que Nicole Oliveira carrega, aos olhos da comunidade científica, com apenas 9 anos de idade. A garota alagoana que mora na Capital cearense soma reconhecimentos que vão desde medalha de honra ao mérito da Nasa, pela detecção de 31 asteroides, ao selo de qualidade de conteúdo da Sociedade Brasileira de Astronomia. A mais nova das inúmeras conquistas de Nicolinha é a convocação para receber o prêmio Global Child Prodigy Awards 2022, sendo a única criança brasileira a integrar lista das 100 crianças prodígios de todo o mundo.

A cerimônia está marcada para ocorrer em 20 de agosto deste ano, em Dubai, nos Emirados Árabes. Conforme a organização do evento, o Global Child Prodigy Awards é uma iniciativa que visa reconhecer, homenagear e incentivar grandes talentos que têm experiência incomum em seus respectivos domínios, como artes, música, dança, entre outros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O talento no campo da astronomia chegou ao conhecimento dos organizadores da premiação que, ao perceberem as contribuições da pequena às produções científicas, abriram uma categoria inédita entre as 20 já existentes. Além do troféu e do certificado, o prêmio terá um livro com as histórias das crianças prodígios da edição, o que já a inclui.

Desta forma, Nicolinha está anunciada para receber a premiação na categoria Astronomia. No entanto, algumas adversidades ocorreram durante os preparativos para a premiação, uma delas era a ida ao evento, considerando o alto custo da viagem.

A mãe da menina e artesã, Zilma Janacá, conta que foi aberta uma campanha para conseguir patrocinadores para ajudá-la. “Com o apoio de alguns amigos em comum da família e a divulgação nas redes sociais dela, a equipe do Grupo Alchymist decidiu patrocinar as passagens e a hospedagem para que a Nicolinha pudesse participar”, disse.

Com o patrocínio, a menina, os pais e o mentor, Rodrigo Carvalho, cruzarão o Atlântico no dia 18 de agosto para celebrar mais uma conquista da pequena prodígio. Segundo a mãe, o sentimento que predomina é a alegria e o orgulho de ver a filha alçando voo em direção aos seus objetivos.

“Nicolinha é uma criança alegre, que brinca, é estudiosa e uma filha incrível. Sem dúvidas, é um presente em nossas vidas. O que me deixa mais feliz é vê-la sonhar e incentivar outras crianças a sonharem junto com ela. Mesmo pequena, ela prova que as crianças têm muito a ensinar, inclusive na ciência”, declarou.

Os conhecimentos de Nicolinha são compartilhados nas redes sociais dela, onde além de publicar sobre as descobertas, elabora aulas no clube de estudos para crianças que, assim com ela, nutrem grande admiração pela astronomia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

prêmio astronomia nicolinha astrônoma mirim astronôma mais jovem mundo nicole oliveira astrônoma mirim global child prodigy awards

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar