Escada de embarque desaba com pessoas durante chegada de avião Beluga a Fortaleza

A chegada inédita da aeronave Airbus Beluga no Brasil aconteceu em Fortaleza, neste domingo, 24. Ninguém saiu ferido, segundo assessoria

Uma escada para aviões da empresa aérea Avianca desabou enquanto pessoas observavam a chegada da aeronave Airbus Beluga ST, um avião de transporte da Airbus que se assemelha à uma baleia, no aeroporto de Fortaleza na tarde deste domingo, 24.

Com o peso dos espectadores, a estrutura se desfez e veio abaixo; a assessoria da Fraport, que faz a gestão do aeroporto de Fortaleza, confirmou o acidente, mas afirmou que não houve feridos, e o socorro foi prestado imediatamente aos que estavam sobre a escada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Quem estava no aeroporto de Fortaleza esperando a chegada do Beluga pôde ver alguns subindo nas escadas da Avianca, nítidamente enferrujadas.
Quem estava no aeroporto de Fortaleza esperando a chegada do Beluga pôde ver alguns subindo nas escadas da Avianca, nítidamente enferrujadas. (Foto: Armando de Oliveira / O Povo)

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a escada para avião — ou escada para embarque ou desembarque de pessoas — é um equipamento rebocável destinado ao embarque e desembarque de passageiros.

As escadas da Avianca vistas na pista de aterrissagem do aeroporto estavam visivelmente enferrujadas. O POVO apurou que os instrumentos de entrada e saída dos passageiros estavam sem uso e eram velhos.

Avião Beluga: aeronave com apelido de baleia chega a Fortaleza e ao Brasil pela primeira vez

A chegada do avião cargueiro em formato de “baleia” a Fortaleza era pra ter acontecido na tarde deste sábado, 23. No entanto, devido à remarcação do horário e a uma tempestade em Dakar, no Senegal, a aterrissagem do Airbus Beluga só aconteceu por volta das 15h50min de hoje, domingo, 24.

A aeronave, de modelo A300-600ST, tem diversos apelidos; além de ser conhecido como “xará” da baleia beluga, por copiar sua aparência com uma "testa" avantajada, também é chamado de “baleia voadora”, em consequência do seu enorme porte e modo de viagem pelos céus.

O avião, construído pela empresa Airbus, veio pela primeira vez ao Brasil, e partirá em direção ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), nesta segunda, 25, às 11h31min.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aviao aviao beluga aeroporto fortaleza airbus beluga acidente escada aviao fortaleza escada desabou aeroporto beluga

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar