OAB-CE entra com representação contra Léo Lins após polêmica envolvendo hidrocefalia

O presidente da instituição aponta que a Lei Brasileira de Inclusão veda a discriminação de pessoas com deficiência

A Ordem dos Advogados do Brasil - Secção do Ceará (OAB-CE) instaurou uma representação, juntamente ao Ministério Público de Ceará (MPCE), contra o humorista Léo Lins nesta quinta-feira, 7. Em ofício, a entidade cobrou providências em relação ao vídeo publicado pelo artista no dia 29 de junho, quando ele fez uma “piada ofensiva sobre uma criança com hidrocefalia, que viveria no Ceará”, conforme a OAB-CE).

O documento defende que “piadas” dessa natureza são “indignas de serem veiculadas”. “A reiterada falta de sensibilidade e respeito demonstrado pelo artista reafirma que, na busca por momentos de destaque e aplausos, o ser humano pode ser frio e maldoso”, enfatiza a instituição. O documento é assinado pelo presidente e pela vice-presidente da OAB-CE, respectivamente, Erinaldo Dantas e Christiane Leitão, e pelo presidente da Comissão de Direito de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPD), Emerson Damasceno.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Erinaldo Dantas aponta em nota que a Lei Brasileira de Inclusão veda a discriminação de pessoas com deficiência e exige apurações a fim de que seja verificada a existência ou não de ilícito penal. Damasceno critica ainda a inércia das instituições “ante algo tão reprovável” e considera que esse não é o comportamento esperado em um estado democrático de direito. “Ressaltamos que apoiamos a liberdade de expressão, mas que fatos dessa natureza não podem ficar imunes à lei”, afirma.

O POVO tentou entrar em contato com o humorista, por meio de suas redes sociais, mas não foi respondido até a publicação desta matéria.

Entenda o caso

O humorista carioca Leonardo de Lima Borges Lins, mais conhecido como Léo Lins, fez uma “piada” envolvendo o envolvendo o Teleton e uma criança com hidrocefalia, no último dia 29 de junho. Ele ironizou a doença, que se caracteriza pelo acúmulo de líquido nas cavidades internas do cérebro, além de zombar do cenário de escassez de água no interior do Ceará. (Veja vídeo abaixo)

 

A ocasião rendeu a demissão do artista, que trabalhava no programa The Noite, apresentado pelo humorista Danilo Gentili no SBT. A emissora é responsável pelo “Teleton”, conteúdo de exibição anual que arrecada recursos para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e foi alvo de comentários de Lins.

A AACD divulgou uma nota de repúdio. “Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com deficiência de ‘crianças com vários tipos de problemas’ e mostra desrespeito aos moradores do Ceará”, afirmou.

“Esse tipo de ‘piada’ é de extremo mau gosto, capacitista e incabível na sociedade em que vivemos hoje, pois vai na contramão de um mundo mais inclusivo pelo qual lutamos todos os dias. A AACD aguarda um posicionamento público com pedido de desculpas de Leo Lins”, finalizou o texto.

Léo Lins fará show no fim de julho no Theatro Via Sul, em Fortaleza, e comemorou em suas redes sociais o sucesso de vendas de ingressos para o evento. "Fortaleza, dia 30/07 tô aí e os ingressos tão quase esgotando", comemorou no Instagram. Nas redes sociais do estabelecimento, várias pessoas questionaram se o show ainda seria realizado após a ocasião e pediram o cancelamento do stand-up. “Uma vergonha saber que pessoas se divertem com a dor e fragilidade dos outros”, lamentou uma usuária.

O humorista já se envolveu em outras polêmicas. Em dezembro de 2021, Lins publicou trechos de seu stand up nas redes sociais em que fazia piadas sobre violência doméstica. Ele, que citava seu término com Aline Mineiro após a saída da influenciadora digital do reality show “A Fazenda”, disse: “Precisava esperar a Aline sair para conversar com ela. Eu só falei com ela depois de dias. Ela saiu, eu estava viajando, fazendo show, foi tudo muito recente. Eu precisava encontrar ela, conversar, olhar no olho, dar um soco na costela”.

"Quando ela chegou lá em casa, deixei tocando DJ Ivis, para ela já ficar ligada no que está rolando". Léo Lins faz referência ao caso de DJ Ivis, que passou quatro meses preso após ter sido acusado de agredir sua ex-esposa, Pâmella Holanda. A influenciadora digital ainda comentou sobre o assunto em uma publicação de um perfil de fofocas no Instagram. “Nojento”, escreveu.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

humorista leo lins piada hidrocefalia ceará show leo lins fortaleza oab ceará leo lins

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar