Ação leva serviços sociais e de saúde a pessoas em situação de rua na Praça do Ferreira

Serviços de saúde, orientação de benefícios sociais, entregas de kits de higiene, corte de cabelo, entre outros, estiveram à disposição dessa população

A Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, recebeu na tarde desta sexta-feira, 10, um conjunto de ações sociais e de promoção à saúde destinadas às pessoas em situação de rua. A iniciativa faz parte da terceira ação do Projeto Acolher, desenvolvido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

O público-alvo teve à disposição serviços como orientações sobre benefícios sociais, como aluguel social, aconselhamento sobre redução de danos, entregas de kits de higiene, corte de cabelo e emissão de documentos, como RG e CPF. Além disso, serviços de saúde, como aferição de pressão e atualização do ciclo vacinal, também foram disponibilizados. Para as crianças, ainda houve atividades lúdicas, como pinturas de rosto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com a titular da SPS, Onélia Santana, dentre os objetivos do projeto está o de identificar as demandas da população que se encontra nesse perfil e a partir disso realizar os encaminhamentos para solucionar as necessidades. “A maior demanda deles é essa questão da moradia. Eles pedem muito a questão do aluguel social e do emprego. Em parceria com a prefeitura, estamos aqui com equipe da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), para que a gente possa solucionar essas demandas no decorrer da semana”, disse.

Ainda segundo a secretária, foram diagnosticados, em parceria com a Funci, quais são as pessoas e os pontos de Fortaleza aonde elas estão. “Identificamos 390 pontos. Só em viadutos, na sexta-feira passada, havia 57 pessoas, 37 não tinham RG”, informa. Além das atividades do projeto, também é realizado um diagnóstico do território para saber quais as necessidades e problemáticas da localidade.

Pedro Everton da Silva, 21, morador da Praça do Ferreira desde 2008, aproveitou a iniciativa para emitir o documento de identidade e cortar o cabelo. Ele destacou a importância da ação para quem está nas ruas. “Me contemplou com vários benefícios para minha vida, consegui tirar minha identidade e, em muito canto, para tirar a gente precisa pagar. De 100%, isso aqui é 50% para fazer a diferença na nossa vida. Por muitos, nós somos esquecidos e julgados, mas essa ação nos coloca com o pensamento positivo”, destaca.

Natural de Natal,  o professor de português, Iuri Ícaro, 35, vive em situação de rua há 20 dias, morando na Praça do Ferreira. Segundo ele, esse tipo de ação é crucial para a população de rua porque tem uma atenção que vai além de uma refeição doada, por exemplo. “Cuida de forma mais completa do morador de rua. Tem corte de cabelo, vacina, entrega de kits de higiene. É conversar cara a cara com o morador. Eu saí daqui sob a perspectiva de um emprego na educação. Isso é maior do que esperava”, comenta.

A secretária executiva de Políticas sobre Drogas, Rejane Alves, destaca que há um calendário já programado para as próximas semanas e ressalta a importância da devolutiva dos atendimentos. “Na semana seguinte ao atendimento, analisamos cada demanda e iniciamos os retornos à população. É isso que trará os bons resultados”, observa.

Nas duas semanas anteriores, 66 famílias foram abordadas no projeto. As próximas ações serão realizadas no Parque Bisão, na avenida Beira Mar, e na Praça da Estação, no Centro de Fortaleza, nos dias 17 e 24, respectivamente. Em Fortaleza, alguns pontos realizam atendimento socioassistencial à população de rua diariamente. São eles:

Atendimento do Consultório na Rua
Posto de Saúde Paulo Marcelo
Onde: Rua Vinte e Cinco de Março, 607 —bairro Centro
Horário: 7 às 19 horas
Contato: (85) 3105 1455

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP)
Onde: Rua Jaime Benévolo, 1059 — bairro Centro
Horário: 8 às 17 horas
Contato: (85) 3105 1024

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP)
Onde: Avenida João Pessoa, 4180 — bairro Damas
Horário: 8 às 17 horas
Contato: (85) 3105 3438

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

serviços população de rua pessoas situação rua projeto acolhe pessoas ruas vulnerabilidade social pessoas nas ruas fortaleza benefícios sociais pessoas ruas praça do ferreira fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar