Defensoria Pública realiza mutirão para retificação de nome e gênero de pessoas trans

As solenidades de entrega das certidões acontecerão em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte em 30 de junho, em alusão ao mês do Orgulho LGBT

A Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE) realiza o primeiro mutirão Transforma, que tem o intuito de alterar o nome e o gênero de pessoas trans. As inscrições, abertas na última segunda-feira, 6 e seguem até o dia 17 de junho, são realizadas exclusivamente pela internet. A mobilização vai garantir a alteração do registro, de forma gratuita, de quem não se identifica com o gênero biológico ao qual foi associado no nascimento e não tem condições de arcar com as taxas cobradas pelos cartórios.

No ato da inscrição, os interessados devem providenciar os documentos indispensáveis para a retificação ocorrer. São eles:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
  • RG e CPF
  • Comprovante de Endereço;
  • Certidão de nascimento atualizada;
  • Certidão de casamento atualizada, se for o caso;
  • Título de eleitor;
  • Carteira de identidade social, se for o caso;
  • Certidão do distribuidor cível do local de residência dos últimos cinco anos (estadual/federal);
  • Certidão do distribuidor criminal do local de residência dos últimos cinco anos (estadual/federal);
  • Certidão de execução criminal do local de residência dos últimos cinco anos (estadual/federal);
  • Certidão da Justiça Eleitoral do local de residência dos últimos cinco anos;
  • Certidão da Justiça do Trabalho do local de residência dos últimos cinco anos;
  • Certidão da Justiça Militar, se for o caso.

Após receber todas as inscrições e documentações, a DPCE entregará aos participantes do mutirão a certidão com o novo nome de cada um e cada uma. As solenidades acontecerão em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte em 30 de junho, como forma de coroar o mês do Orgulho LGBT. Neste dia, também haverá a oferta de orientação jurídica à população trans.

A ação é fruto de parceria com movimentos sociais, com equipamentos de atendimento à população trans e com a Corregedoria do Tribunal de Justiça. "Assegurar que essas pessoas mudem a certidão é o primeiro passo para elas modificarem todos os outros documentos. É garantir cidadania, acesso a direitos”, afirma a defensora pública geral Elizabeth Chagas.

“Quem define o próprio gênero e nome é a pessoa. Quem diz quem eu sou não é o outro; sou eu. Já tivemos decisões judiciais importantes nesse sentido. O mutirão vem para reforçar isso: é um direito”, destaca defensora Lia Cordeiro Felismino, titular da Defensoria pela Assessoria de Relacionamento Institucional (Arins), da DPCE. Além da Arins, a ação ainda é organizada pelo Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC), e núcleos da Defensoria em Sobral, Barbalha, Crato e Juazeiro.

SERVIÇO

I Mutirão de Retificação de Nome e Gênero de Pessoas Trans da Defensoria

Inscrições: 6 a 17 de junho de 2022

Para realizar a inscrição, clique aqui.

Entrega das certidões: 30 de junho de 2022

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

retificação nome gênero retificação nome pessoas trans DPCE mês orgulho lgbt visibilidade trans

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar