Segunda maior faixa de pedestres de Fortaleza é implantada na av. Beira Mar

Área da Av. Beira Mar também ganhou a ampliação de vagas de estacionamento para deficientes físicos e idosos, e de zona azul

A av. Beira-Mar recebeu uma nova faixa de pedestres. A infraestrutura foi implantada em frente ao espigão da av. Desembargador Moreira. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, essa é a segunda maior faixa de pedestres da Capital. Ao todo, o equipamento tem 22 metros de extensão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Atualmente, a maior faixa de pedestres da cidade fica na av. Tristão Gonçalves com a rua Liberato Barroso, no Centro. A instalação conta com 40 metros de extensão. O terceiro lugar, por sua vez, é ocupado pela faixa localizada na av. Carneiro de Mendonça com a av. Lineu Machado, no bairro Demócrito Rocha, que tem 18 metros.

A faixa da av. Beira Mar tem como objetivo facilitar e garantir maior segurança durante a travessia dos pedestres, além de proporcionar uma maior área de visibilidade, seja do fortalezense ou de turistas que desejam acessar um dos principais pontos turísticos da cidade.

Para implementar este tipo de sinalização, técnicos da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) analisam áreas que são chamadas "pólos geradores de viagens". Essas áreas possuem uma maior circulação de pedestres, em virtude de empreendimentos implantados nas proximidades.

Acessibilidade

Além da nova faixa de pedestres, também foi realizada a ampliação de vagas de estacionamento para deficientes físicos e idosos, e de zona azul. Ao longo da avenida, seja nos bolsões de estacionamento ou mesmo junto ao passeio, existem 370 vagas de Zona Azul, 40 de deficientes, 43 de idosos, 15 de embarque e desembarque, 108 para motocicletas, quatro para ônibus e 57 de táxi.

O projeto da Beira-Mar também ganhou 11 platôs, que são destinados a reduzir todos os movimentos veiculares em uma interseção. Eles são construídos a partir da elevação da faixa de pedestre em todo o cruzamento para o nível da calçada.

Os ciclistas também foram beneficiados com as intervenções. De acordo com a Prefeitura, cerca de 3,4 km de ciclofaixa foram transformados em ciclovia. Nos horários de pico, de 6h30min às 9 horas e de 16 horas às 18h30min, o local registra a passagem de cerca de 1.700 usuários de bike, o que significa uma média de seis pessoas por minuto passeando ou praticando esporte em pedaladas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

av. beira mar faixa de pedestres segunda maior faixa de pedestres fortaleza amc

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar