Cinco mil árvores de grande porte devem ser plantadas em Fortaleza

A ideia é que as espécies já propiciem sombreamento imediato, quando transplantadas para o local, de forma distinta das mudas jovens, que demoram para atingir esse estágio

Cinco mil árvores de grande porte devem ser plantadas em Fortaleza, em comunidades carentes, parques urbanos, vias e prédios públicos, tendo os trabalhos já sido iniciados na avenida Beira Mar e no novo Gonzaguinha do bairro José Walter. Conforme a Prefeitura, as áreas que recebem o plantio já terão o sombreamento imediato, pois as árvores serão transplantadas já desenvolvidas e com copa cheia. A logística é diferente das mudas jovens, que são comumente plantadas em vias e prédios públicos.

Com investimento de R$ 9,4 milhões e ordem de serviço assinada nesta quinta-feira, 12, pelo prefeito José Sarto (PDT), o projeto conta com recursos do tesouro municipal e financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O cronograma total dos serviços deve se estender por 18 meses, até novembro de 2023.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na orla de Fortaleza, 101 árvores serão plantadas, além da colocação de grama, forração com salsa de praia e arbustos. A ideia é que as condições para caminhar sejam mais convidativas, com maior conforto térmico.

O prefeito José Sarto ponderou, durante assinatura da ordem de serviço no calçadão da Beira Mar, que a ação faz parte do investimento em um programa sustentável para o meio ambiente. “É um plano ousado e inédito para arborizar a Cidade. E não é só aqui, mas em todas as obras que nós estamos fazendo em grandes avenidas. Vamos transformar Fortaleza numa cidade muito bem arborizada”, garantiu o mandatário.

Desde o início da gestão, em 2021, a administração municipal já fez o plantio de 30 mil mudas em diferentes pontos da Capital.

O secretário da Infraestrutura, Samuel Dias, disse que as árvores serão plantadas à medida que obras na Cidade forem sendo entregues. “Dependendo do projeto, vamos optar por uma planta mais decorativa ou uma frutífera”, explicou o gestor.

Além de vias públicas, equipamentos públicos também devem receber o plantio, como escolas e creches. “É uma forma de darmos uma lição para as crianças do meio ambiente na nossa cidade”, enfatizou Dias.

Entre as espécies utilizadas para o plantio, estão: Sete Copas, Ipês Rosa, palmeiras Rabo de Raposa e Bismark, coqueiros, Flamboyant, cajás e pitangueiras.

Dias afirma que o contrato firmado pela Prefeitura também inclui a manutenção das plantas após o plantio para que elas possam se enraizar no espaço e se adaptar às condições existentes, com o mínimo de perda.

Luciano Lobo, secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, explicou que o transplante das árvores adultas acelera o ganho ambiental. “Traz benefícios imediatos ao local, com melhoria do microclima e da umidade. O pedestre ganha sombra e um clima mais agradável”, apontou em nota.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

árvores em fortaleza plantação árvores fortaleza cinco mil árvores fortaleza obras fortaleza prefeitura

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar