Véspera da Virada começa com fraca movimentação na orla de Fortaleza

Com maior presença de moradores locais, a faixa de areia de toda a Praia de Iracema concentrava poucas pessoas na manhã dessa quinta-feira, 30

O tempo nublado afetou as expectativas de cearenses e turistas na véspera da virada de ano em Fortaleza. Na manhã desta quinta-feira, 30 de dezembro, penúltimo dia de 2021, a movimentação na Beira Mar, cartão portal da Capital, era fraca.

Com maior presença de moradores locais, a faixa de areia de toda a Praia de Iracema concentrava poucas pessoas. A maioria das barracas seguia fechada, com poucas mesas ocupadas e garçons na expectativa de um aumento na movimentação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O baixo fluxo de pessoas afastou também os ambulantes. O POVO percorreu a faixa de areia tradicionalmente conhecida como "Praia dos Crushs" e constatou a presença de cerca de cinco vendedores ambulantes em 45 minutos percorrendo a orla de Fortaleza. Outro indicativo da baixa movimentação no local foram as vagas de estacionamento sobrando na ruas em paralelo à praia.

O casal sergipano Mayara Santos e Alan Almeida escolheu a Capital cearense como local para celebrar o Natal e o Ano Novo, uma viagem programada há mais de um ano, mas que teve que ser encurtada devido o contexto de pandemia. "Nós viemos passar todas as festas de fim de ano aqui, mas com o cancelamento dos shows, decidimos antecipar nossa volta para casa para virar o ano com a família justamente porque o Réveillon aqui foi cancelado.".

O sentimento de decepção diante da falta da tradicional festa no aterro é inegável, mas o casal destaca que sem a programação usual, optou por realizar mais passeios turísticos e conhecer outras regiões do Estado, além do litoral da Capital. "Muita gente, como nós, organizaram tudo, escolheram hotel bem na frente da Beira Mar para ter toda a magia do ano novo, dos fogos, e assim, quem não vai ter como voltar mais cedo para casa está meio perdido, sem saber o que fazer na noite da virada", detalha ao comentar sobre conversas com outros turistas.

Ainda assim, as visitas pelas principais praia turísticas de Fortaleza, Aquiraz e equipamentos culturais do estado, assim como a hospitalidade dos cearenses fizeram com que o casal mantivesse Fortaleza nos planos para o futuro. O casal lembra que em alguns momentos receberam dicas de passeios turísticos de garçons e também de motoristas de aplicativo, "ficamos um pouco perdidos sem as atrações tradicionais né, mas todo mundo ajudou e fomos muito bem recebidos na cidade", afirmam.

Diante da recepção calorosa, Mayara pontua: "Esse ano não deu, mas gostamos muito de tudo aqui e no futuro vamos voltar com toda certeza para tentar ver a virada aqui na praia".

O casal deve retornar à Cidade já em 2022, conforme revela a nutricionista Mayara. "Eu já conhecia e trouxe meu marido aqui pela primeira vez, mesmo tristes por não termos a virada depois de tanta expectativa e programação, nós aproveitamos ao máximo tudo que podíamos e já em janeiro devemos voltar para as praias daqui", comenta em tom alegre ao detalhar as experiências sob o sol cearense. Para ela, o desejo para o ano que se aproxima se resume em um saúde, "o resto a gente corre atrás".

Nascida e criada em Fortaleza, a recuperadora de crédito Marília melo decidiu comemorar o aniversário de 26 anos na Praia de Iracema. Em respeito a tradição criada há anos, ela esperava conseguir passar a virada do ano celebrando com amigos e familiares nas atrações do Réveillon da Beira Mar, promovido pela prefeitura de Fortaleza.

"Eu vim aqui para passar o ano pelo menos hoje de manhã na praia né, já que é meu aniversário e mais uma vez não vai ter os shows, então só a praia para ser nossa distração. Como não vai ter nada aqui na passagem de ano, eu devo voltar para receber o ano dia 1º aqui na praia mesmo", afirma.

A cearense afirma que o ânimo geral, tanto de banhistas, quanto de comerciantes na praia não está nem próximo da animação que seria em outros anos. "Tá tudo meio esquisito mesmo, tudo bem parado, mas eu acho que depois da virada, no fim de semana vai ter mais gente vindo curtir a praia, mesmo sem os shows, passar aqui na virada ou no primeiro dia do ano é um rito de passagem de quem vive aqui né?", acrescenta.

Para 2022, ela destaca um sentimento: esperança. "Quero dias melhores para todos nós, apesar dos pesares, precisamos sempre acreditar que vão vir dias melhores, que vamos superar tudo que aconteceu", finaliza.

Apesar disso, os pontos de fiscalização das forças de segurança estavam em pleno funcionamento. Viaturas da Guarda Municipal e da força policial de patrulhamento do turismo estavam a área. O POVO também não constatou nenhum ponto de bloqueio ou de restrição de acesso à Beira Mar como nos anos anteriores, quando o acesso à praia foi suspenso para conter a transmissão comunitária da Covid-19.

Praias próprias para banho: Capital tem 20 pontos

Fortaleza tem um total de 20 pontos liberados para banho, de acordo com dados divulgados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Em todo o estado, são 53 pontos de praia próprias para banho - 79% dos 67 trechos de orla marítima monitorados pela Semace. As informações de balneabilidade são da Gerência de Análise e Monitoramento da Pasta e foram divulgadas nessa quarta-feira, 29. 

Na Capital, as áreas Leste e Centro têm mais pontos favoráveis para banho, 16 no total. A região Oeste tem a pior situação, com quatro pontos próprios. As praias do Futuro e de Iracema se destacam com mais postos adequados ao uso pelos banhistas.

Fortaleza - Praias próprias para banho

Posto 1- Entre o Posto dos Bombeiros 08 até a foz do Rio Cocó
Posto 2 - Entre os Postos dos Bombeiros 07 e 08
Posto 3 - Entre os Postos dos Bombeiros 06 e 07
Posto 4 - Entre o Posto dos Bombeiros 06 até a Praça 31 de Março
Posto 5 - Entre a Praça 31 de Março até Posto dos Bombeiros 04
Posto 6 - Entre os Postos dos Bombeiros 03 e 04
Posto 7 - Entre os Postos dos Bombeiros 02 e 03
Posto 8 - Entre os Postos dos Bombeiros 01 e 02
Posto 9 - Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 01
Posto 10 - Entre o Farol até a rua Ismael Pordeus
Posto 67 - Entre a foz do Rio Cocó e a rua Sabiaguaba
Posto 17 - Entre a rua José Vilar e o Espigão da Desembargador Moreira
Posto 19 - Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 - Entre o Aquário até o Espigão da rua João Cordeiro
Posto 21 - Entre o INACE (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário
Posto 22 - Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 - Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 25 - Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos
Posto 27 - Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 30 - Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras

 

Fortaleza - Praias impróprias

Posto 11 - Farol
Posto 12 - entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 - Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes
Posto 14 - Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros
Posto 12 - entre a Praia dos Botes e o Farol I
Posto 15 - Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 18 - Entre Espigão da Rui Barbosa até a rua José Vilar e o Espigão
Posto 22 - Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 24 - Entre a Rua Jacinto Matos até a Av. Philomeno Gomes
Posto 26 - No espigão entre a avenida Dr. Theberge e a rua Boa Esperança
Posto 28 - Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros
Posto 29 - Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua Lagoa do Abaeté
Posto 31 - Barra do Ceará


Litoral Oeste - Praias próprias para banho

Icaraí
Tabuba
Cumbuco
Lagamar do Cauípe
Pecém
Paracuru
Lagoinha
Flecheiras
Mundaú
Icaraí de Amontada
Almofala
Arpoeiras
Camocim - próximo a travessia das balsas
Baleia
Jericoacoara
Cruz - Praia do Preá


Litoral Oeste - Praias em alerta

Bitupitá
Taíba


Litoral Leste - Praias próprias para banho

Cofeco
Porto das Dunas
Prainha
Presídio
Iguape
Barro Preto
Batoque
Barra Nova
Tabubinha
Morro Branco Velho
Praia das Fontes
Canto Verde
Pontal de Maceió
Canoa Quebrada
Majorlândia
Quixaba
Redonda

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

véspera ano novo praia fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar