Bike sem Barreiras: saiba como funciona o projeto, que terá próxima edição dia 11 de dezembro

Uma Iniciativa que busca proporcionar uma experiência de mobilidade para pessoas com deficiência por meio de bicicletas adaptadas

O Bike sem Barreiras é uma iniciativa que faz parte do projeto-piloto Rota Acessível, que configura rotas acessíveis a ser utilizadas por pessoas com diferentes deficiências. Com o início do projeto, foram implementadas melhorias no primeiro trecho da rota, que vai do Mercado dos Peixes (Meireles) ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema). A adaptação inclui calçadas largas, rampas de acesso, trânsito calmo e sinalização adequada. Cinco edições do projeto foram realizadas e a próxima será dia 11 de dezembro.

LEIA MAIS| Rede Municipal de Ensino de Fortaleza: matrículas de novatos começam na segunda-feira, 6

Parceria entre a Uninassau e a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o projeto ocorre quinzenalmente. Neste 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a ação pretende representar uma nova realidade para o grupo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS| Você é capacitista? Entenda o que é e como evitar o preconceito contra pessoas com deficiência

"Se Fortaleza é referência no uso da bicicleta, a ideia é incluir todos interessados, sem distinção, à prática de esporte e lazer", destaca em nota da Prefeitura a superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Juliana Coelho.

Bicicletas adaptadas

 O projeto oferece três modelos diferentes de bicicletas adaptadas: uma handbike, que é um triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos; uma bicicleta dupla, pedalada por uma pessoa com deficiência visual e pelo monitor ou acompanhante; e a 'The Duet', uma bicicleta adaptada com uma cadeira de rodas no lugar da roda dianteira, voltada para usuários com tetraplegia ou deficiência múltipla com até 120 quilos.

LEIA MAIS| Enem: candidato com deficiência visual foi o último a entrar em local de prova

Os interessados em testar as bicicletas contam com o suporte de profissionais e alunos do curso do curso de Fisioterapia da Uninassau. 

“Queremos continuar despertando nas pessoas com baixa ou nenhuma mobilidade o prazer em participar de uma atividade de lazer, que neste caso é andar de bicicleta”, destaca o reitor da Uninassau Fortaleza, Marcus Pontes.

Serviço

 

Bike sem Barreiras

Onde: ao lado do Centro Cultural Belchior e em frente ao projeto Praia Acessível

Quando: a próxima edição será no dia 11 de dezembro, de 9h às 13h

Como participar: o cadastro deve ser realizado diretamente no local e nos dias do evento 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bike sem barreiras projeto rota acessível acessibilidade dia internacional da pessoa com deficiência

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar