Apesar da liberação total, escolas municipais continuarão com 50% da capacidade de alunos

Governador Camilo Santana anunciou liberação de turmas presenciais com 100% da capacidade de alunos a partir da próxima segunda-feira, 20

Escolas municipais continuarão com 50% da capacidade das turmas em aulas presenciais. Ceará liberou salas de aula com 100% da capacidade a partir de segunda-feira, 20, mas a Rede Municipal não vai aderir e deve manter planejamento. Na próxima semana, na terceira e última etapa do processo de retorno, 100% dos alunos estarão incluídos no ensino presencial. Com revezamento semanal, salas de aula funcionarão apenas metade das turmas. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Liberação total no ensino do Estado foi anunciada pelo governador Camilo Santana (PT), no começo da tarde desta sexta-feira, 17. As escolas, entretanto, deverão manter a opção de ensino remoto aos estudantes que assim quiserem.

Durante o anúncio, a secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Ricristhi Gonçalves, apontou queda da positividade dos exames nas últimas semanas. Ela também mostrou número de casos sob controle, sem aumentos relevantes. E destacou a queda dos óbitos como um dos melhores resultados.

A secretária-executiva alertou, todavia, para o risco que corre quem não está com esquema completo de vacinação, com duas doses, ou dose única da vacina Janssen.

Rede Municipal 

Na última segunda-feira, 13, alunos dos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental e do Infantil I e II voltaram a ter aulas presenciais. Com isso, 61,3% dos alunos da Rede Municipal já estão incluídos no retorno. Na semana passada, na primeira etapa de retorno, turmas do Infantil III, IV e V e 1º e 2º anos do ensino fundamental retornaram às salas de aula. 

Na próxima segunda, será a vez dos estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos. O cronograma prevê que, ao final de setembro, todos os alunos da educação infantil e do ensino fundamental já devem ter retornado às aulas presenciais.

Isso deve acontecer com rodízio semanal — aulas presenciais em uma semana, com grupos que representam 50% do quantitativo da turma, e na posterior com a realização de atividades domiciliares.

"Na semana em que os estudantes não estiverem presencial na unidade escolar receberão seu plano de estudos/propostas de vivências, onde estarão participando de interações, vivências e desenvolvendo as atividades domiciliares no contexto de sua casa, que serão propostas pelos professores da turma", projeta a secretaria.

Conforme acompanhamento realizado pela SME, até segunda, 13, 60.752 alunos na faixa etária entre 12 e 17 anos já estavam cadastrados. O que equivale a 80,18% do total de 75.768 estudantes nessa faixa etária matriculados na rede.  

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aulas presenciais Fortaleza Secretaria Municipal da Educação Fortaleza retorno aulas presenciais novo decreto ceará Covid-19 Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar