Agosto Dourado oferta serviços municipais de apoio às lactantes em Fortaleza

Mês de agosto é dedicado ao incentivo do aleitamento materno de forma a ofertar serviços específicos para incentivar as mães à prática. Confira

Em alusão ao mês do aleitamento materno, maternidades e Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) municipais de Fortaleza estarão com uma programação interna voltada à equipe de saúde e aos pacientes, de forma a promover a campanha do Agosto Dourado. O tema da programação deste ano é “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”, onde contará com ações educativas, palestras, apresentações culturais, cursos, gincanas e arrecadação de leite materno.

O Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e amamentação até os dois anos de idade ou mais. Pensando nisso, na Capital, além das cinco maternidades, são ofertados serviços específicos para incentivar e capacitar as mães para o aleitamento materno pela rede municipal. Confira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dezoito salas de apoio à mulher que amamenta

As salas são como um local de apoio destinado ao compartilhamento de informações sobre os benefícios do aleitamento materno, bem como orientação de técnicas que possibilitem um bom processo de amamentação. Além disso, há coleta de leite humano, o qual é encaminhado aos bancos de leite dos hospitais da rede pública que são utilizados para beneficiar outras crianças prematuras que não conseguem ser alimentadas com leite da mãe.

Fortaleza já conta com 18 salas, sendo treze em postos de saúde e cinco em maternidades, onde cada uma delas consegue captar entre quatro e cinco litros de leite humano por mês. O equipamento conta com o apoio de enfermeiros e técnicos de enfermagem que são capacitados para proporcionar um melhor acolhimento às mulheres por meio do esclarecimento de dúvidas e repassando orientações sobre o assunto.

As salas de apoio podem ser encontradas nos seguintes postos:

- Posto de Saúde Virgílio Távora (Regional I);
- Posto de Saúde Aída Santos (Regional II);
- Posto de Saúde Rigoberto Romero (Regional II);
- Posto de Saúde Roberto Bruno (Regional IV);
- Posto de Saúde Dom Aloísio Lorscheider (Regional IV);
- Posto de Saúde Jurandir Picanço (Regional V);
- Posto de Saúde Ronaldo Albuquerque (Regional V);
- Posto de Saúde Luis Franklin (Regional VI);
- Posto de Saúde Licínio Nunes (Regional III);
- Posto de Saúde Meton de Alencar (Regional III);
- Posto de Saúde Gothardo Peixoto (Regional IV);
- Posto de Saúde Sandra Nogueira (Regional II);
- Posto de Saúde Francisco Monteiro (Regional VI);
- Hospital e Maternidade Zilda Arns;
- Hospital Nossa Senhora da Conceição;
- Gonzaguinhas da Barra do Ceará, Messejana e José Walter.

As cinco maternidades municipais são:

- Hospital e Maternidade Zilda Arns;
- Hospital Nossa Senhora da Conceição;
- Gonzaguinhas da Barra do Ceará;
- Gonzaguinha de Messejana.
- Gonzaguinha José Walter (em reforma).

Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI)

As ações das UAPIs possibilitam o aumento da qualidade da atenção integral que uma criança recebe, principalmente ao longo dos seus primeiros mil dias de vida, de forma a garantir direito ao pleno desenvolvimento. Isso inclui o monitoramento de diversos indicadores, como o aleitamento materno. Atualmente, nove Postos de Saúde de Fortaleza são certificados como UAPIs, sendo eles:

- Dom Aloísio Lorscheider;
- Humberto Bezerra;
- Irmã Hercília Aragão;
- Luis Franklin Pereira;
- Oliveira Pombo;
- Paulo Marcelo;
- Regina Maria da Silva Severino;
- Rigoberto Romero de Barros;
- Maria José Turbay Barreira.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CAMPANHA AGOSTO DOURADO ALEITAMENTO MATERNO SERVIÇOS MUNICIPAIS MULHERES LACTANTES DEZOITO SALAS DE APOIO POSTOS DE SAÚDE MATERNIDADE LEITE HUMANO LEITE MATERNO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar