Aulas presenciais da rede municipal de Fortaleza retornam dia 8 de setembro

As escolas funcionarão no formato híbrido e com 50% de sua capacidade até o dia 20 de setembro. O intuito é começar com a Educação Infantil e avançar para outras séries

As aulas presenciais da rede municipal de Fortaleza retornam no próximo dia 8 de setembro. A informação é do prefeito José Sarto (PDT) e da titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Dalila Saldanha. Os detalhes do cronograma foram anunciados em transmissão nesta segunda, 26. As atividades presenciais estavam paralisadas desde março de 2020, início da pandemia no Estado.

No próximo dia 29 de julho, o segundo semestre será retomado ainda de forma remota e as escolas funcionarão com 50% da capacidade e em formato híbrido a partir de setembro - ou seja, uma parte dos alunos continuará em aulas remotas e outra parte poderá frequentar presencialmente as aulas na rede municipal. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O intuito é começar a volta com a educação infantil e depois com outras séries do ensino fundamental I e II. "A cada semana, a cada mês, será feita a adição de um setor ou de uma turma", detalhou Saldanha. Segundo a secretária, a meta é de que até o próximo dia 20 de setembro, cerca de 120 mil estudantes da rede estejam em aulas presenciais e a outra metade esteja em atividades domiciliares.

Para proporcionar a presença dos estudantes em atividades remotas, Sarto detalhou a entrega de um total de 21.500 tablets e outros 242 mil chips com 20gb de acesso à internet. Ainda, segue em processo licitatório a compra de outros 28.500 equipamentos destinados ao uso dos estudantes. 

Casos de Covid-19 entre alunos e profissionais da educação também serão observados nos meses seguintes. A pasta municipal também pretende mapear alunos faltosos e promover, dos dias 17 a 27 de agosto, uma avaliação dos níveis de Português e Matemática para toda a rede municipal. 

Retorno já era discutido anteriormente

 

Com inclusão dos trabalhadores da Educação como grupo prioritário para receber as vacinas da Covid-19, o retorno já era discutido entre especialistas e profissionais. Segundo Sarto, o esquema vacinal dos profissionais deverá ser completado até o fim de agosto.

Segundo a Secretaria Municipal da Educação (SME), um total de 92% das escolas da rede municipal de ensino estão aptas ao retorno presencial. De acordo com a pasta, das 581 unidades de educação da Capital, 538 estão capacitadas para receber alunos e profissionais.

À época sem data, a informação do retorno para o mês de setembro já havia sido confirmada pela SME no último dia 22 de julho. As aulas no ensino superior, entretanto, já foram autorizadas anteriormente por Camilo Santana (PT) ainda no início de junho.

A opção do ensino remoto deve seguir nas instituições. A título de exemplo, a Universidade Federal do Ceará (UFC) tem previsão de retomar suas atividades presenciais em 27 de setembro, tal qual outras instituições privadas. Já a Universidade Estadual do Ceará (Uece) só tem previsão de retorno presencial apenas em 2022. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Educação fortaleza rede municipal retorno aulas presenaisi

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar