Aulas presenciais da rede municipal de Fortaleza estão previstas para retornar em setembro

Retomada será de forma escalonada das séries, sendo primeiro as últimas etapas da Educação Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental

As aulas presenciais das turmas do ensino infantil e fundamental da rede pública de Fortaleza estão previstas para retornar em setembro. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal da Educação (SME) e, de acordo com a pasta, o retorno das atividades será em formato híbrido. O cronograma de retorno deve ser divulgado pela Prefeitura de Fortaleza nos próximos dias. As atividades presenciais nas escolas da rede municipal de Fortaleza estão paralisadas desde o início da pandemia da Covid-19, em março do ano passado.

Para adequação dos alunos, o início das aulas vai acontecer, inicialmente, de forma remota e, em seguida, será realizado uma avaliação diagnóstica presencial dos estudantes, para então ocorrer o retorno presencial dos estudantes. Após o processo de adaptação, a Secretaria prevê a retomada gradual das aulas presenciais de forma escalonada das séries, sendo iniciada as últimas etapas da Educação Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental, ou seja, dos menores para os maiores.

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Segundo a SME, ao chegar na fase presencial, os alunos terão aulas presenciais durante uma semana e na outra será no formato remoto. As turmas terão 50% da capacidade, seguindo as orientações de segurança para evitar disseminação da Covid-19. O decreto vigente em Fortaleza libera as aulas presenciais com 50% da capacidade das turmas e oferecimento do ensino híbrido ou remoto para que pais e responsáveis possam escolher entre os dois.

No final do mês junho, a SME destacou que 92% das escolas da rede municipal de ensino estão aptas ao retorno presencial. De acordo com a pasta, das 581 unidades de educação da Capital, 538 estão capacitadas para receber alunos e profissionais. No entanto, o "Relatório de monitoramento das escolas públicas da Rede Municipal de Fortaleza sobre o retorno seguro ao ensino presencial no contexto da pandemia de Covid-19", apontou que grande parte dos colégios ainda não estão adequados para uma volta segura às salas de aula. O documento foi divulgado pelo Conselho de Direitos Humanos do Ceará (CEDDH).

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