Fortaleza teve 12 festas clandestinas encerradas e 11 estabelecimentos interditados no fim de semana

Até a semana passada, a Agefis já contabilizada 10 mil ações de fiscalização em estabelecimentos. Ações visam garantir o cumprimento das medidas de prevenção à disseminação da Covid-19

Atualizada às 16 horas

As imagens de lotação e aglomerações em diversos locais de Fortaleza registradas no fim de semana se refletiram no balanço das ações de fiscalização divulgado nesta segunda-feira, 14. De sexta a domingo, 11 a 13, onze estabelecimentos foram interditados e doze festas clandestinas foram encerradas, com dois paredões apreendidos. Ao todo, foram feitas 172 fiscalizações sanitárias e 23 atuações.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A superintendente - adjunta da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Laura Jucá, ressaltou que o fim de semana foi considerado de grande movimentação, especialmente pelo Dia dos Namorados e a liberação gradual de diversos setores da economia. "Muitas pessoas estão aglomerando, estão desrespeitando. Apesar da melhora dos indicadores, se não houver uma conscientização das pessoas, a gente não vai conseguir passar por esse problema", pontuou. Até a semana passada, o órgão já contabilizada 10 mil ações de fiscalização em estabelecimentos.

LEIA MAIS: Governador Camilo Santana faz desabafo sobre aglomerações no fim de semana

"Não adianta fiscalização se você não tiver consciência", reforça Laura. Nos últimos dias, ela explica que o principal descumprimento foi quanto ao limite da capacidade nos estabelecimento, atualmente em 50%. "Nós verificamos restaurantes lotados, não cumprindo o limite de capacidade de 50%", afirma.

Em nota, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE) defendeu o atendimento fiel aos protocolos sanitários e decretos, "mantendo todos os associados informados sobre cada detalhe que precisa ser seguido neste momento para que o estado permaneça evoluindo na retomada segura da economia".

A Abrasel Ceará informou ainda que não compactua com estabelecimentos que descumprem os protocolos, além de incentivar a população a não frequentá-los. Por isso, "tem unido forças com a Agefis não apenas na divulgação de informação correta, como também incentivando os próprios associados a serem fiscais da lei, de forma que falhas na conduta sejam denunciadas e devidamente punidas".

Quando recebe denúncias no site ou Instagram, a Abrasel Ceará aciona a Agefis. A medida, segundo a entidade, é também para que "os justos, que são a maioria, não paguem pelas ações de uma minoria". 

Reincidência

 

À frente da Guarda Municipal, também responsável pelas fiscalizações, coronel Holanda acrescenta que há um problema de reincidência de diversos estabelecimentos na Capital. Segundo ele, as ações tem acontecido geralmente nos mesmo locais que já são reincidentes. "Já chegou o absurdo de chegarmos no local já interditado e que o dono estava aberto. Ele foi levado à delegacia", explicou ele. Estabelecimentos interditados devem permanecer fechados por 30 dias.

Além do apelo para que os comerciantes cumpram as medidas estabelecidas no decreto, o coronel deixa uma mensagem para a população. "É um absurdo 12 eventos encerrados só em Fortaleza. Festas clandestinas. Aquilo é uma proliferação do vírus. Todas as pessoas que estão nestas festas depois vão voltar para suas residências e vão transmitir o vírus. Vocês precisam entender que a luta permanece e a pandemia não acabou", afirma ele.

Camilo Santana pede colaboração

 

O governador Camilo Santana (PT) desabafou nas redes sociais sua insatisfação sobre os desrespeitos às políticas de combate à pandemia de Covid-19. Ele pediu mais uma vez a colaboração da população e criticou as aglomerações. “Como explicar o comportamento de pessoas que insistem em promover aglomerações e ignorar o uso de máscara, como vimos em imagens do fim de semana? Não podem jamais dizer que não sabem dos riscos. Isso é falta de respeito à vida”, afirmou.

“Não adianta só decretos e fiscalização se não houver consciência das pessoas. Não queremos viver uma 3ª onda. Mas todos precisam colaborar para que isso não aconteça. É preciso consciência! Só assim venceremos de vez a pandemia", completou na publicação. Entre a manhã e o início da tarde deste domingo, 13, as barracas de praia na avenida Beira Mar, em Fortaleza, registraram grande movimentação de banhistas. 

LEIA MAIS: Barracas de praia na Beira Mar têm grande movimentação neste domingo, 13

A partir de hoje, novos setores voltam a funcionar no Ceará. O novo decreto de isolamento social foi publicado nesse sábado, 12, pelo Governo do Estado e autoriza a liberação de aulas presenciais no ensino médio, a ampliação da capacidade de público em academias e a reabertura de museus, bibliotecas e cinemas.

LEIA MAIS: Ceará tem novo decreto em vigor: veja o que pode e o que não pode a partir de segunda

Confira os horários:

Macrorregiões Fortaleza, Norte, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe

Comércio e serviços de rua: poderão funcionar de 10 às 19 horas, com 50% da capacidade.

Shoppings: poderão funcionar de 12 às 22 horas, observada a limitação de 50%.

Restaurantes fora de shoppings: poderão funcionar de 10h às 22h, observada a limitação de 50%.

Restaurantes em shoppings: poderão funcionar de 12 às 22 horas, observada a limitação de 50%.

Restaurantes de hotéis e similares: podem funcionar normalmente para hóspedes. Atendimento de público externo, não hóspede, 10 às 22 horas.

Barracas de praia: podem funcionar exclusivamente para a atividade de restaurante, com limitação de 50% da capacidade, de 10 às 22 horas.

Ensino presencial: com liberação do ensino médio, com 50% da capacidade, todas as séries da educação básica estão liberadas para retomar aulas presenciais. Cursos técnicos e do ensino superior podem realizar aulas práticas, desde que inviáveis pela modalidade remota. Atividades extracurriculares, como cursos de música, também já estão liberadas.

Academias: funcionarão exclusivamente para a prática de atividades individuais, de segunda a domingo, de 6 às 22 horas, observando todos os protocolos de biossegurança. Funcionamento apenas por horário marcado, sendo respeitado o limite de 40% da capacidade.

Praias: permitido o acesso, desde que preservado o distanciamento social e evitadas aglomerações.

Areninhas: estão liberadas para prática de atividade física e esportiva, individual ou coletiva, desde que evitadas aglomerações e observado o toque de recolher, de 23 às 5 horas. Outros espaços públicos e privados também estão liberados para essas atividades, obedecendo às mesmas condições.

Instituições religiosas: poderão promover celebrações presenciais até as 22 horas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar