Saiba quais ruas do Centro começam a ter velocidade máxima alterada para 30 km/h

Nos primeiros seis meses da mudança, os condutores não serão multados. A mudança é para estimular a caminhada de pedestres na região

Algumas ruas do Centro de Fortaleza começaram a ser sinalizadas com a nova velocidade máxima de 30km/h, mudança anunciada no último dia 19, pelo prefeito José Sarto (PDT), juntamente com a superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Juliana Coelho. A alteração faz parte do compromisso com a Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir o número de mortes no trânsito até 2030. Diversas ruas serão afetadas dentro do quadrilátero formado pela ruas João Moreira e Sena Madureira e pelas avenidas Imperador e Duque de Caxias.

Segundo a AMC, nesta terça-feira, 25, três vias já estão sinalizadas com a nova velocidade, são elas: as ruas Assunção, Barão do Rio Branco e Floriano Peixoto. O objetivo é que até a primeira quinzena de junho todas as vias estejam adaptadas. Nestes primeiros seis meses da mudança, os condutores estarão sob vigência de período educativo e não serão multados. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Clique na imagem para abrir a galeria

LEIA MAIS | Novo projeto de trânsito prevê velocidade de 30km/h para vias do Centro de Fortaleza

A avenida Imperador também vai ter a velocidade reduzida, mas para 50km/h, além de ganhar uma faixa exclusiva para ônibus e ter o asfaltado trocado, assim como a rua Senador Pompeu. Recentemente, outras vias também tiveram a velocidade alterada, como avenida Santos Dumont e a Antônio Sales. 

Fortaleza tem atualmente 15 avenidas com o limite de velocidade de 50km/h. São elas: avenida Abolição, Augusto dos Anjos, Beira Mar, Bernardo Manoel, Dom Luis, Duque de Caxias, Francisco Sá, Frei Cirilo, General Osório de Paiva, Gomes de Matos, Historiador Raimundo Girão, João de Araújo Lima, José Leon. Outras vias já tinham a velocidade menor, como a avenida Monsenhor Babosa e a rua Ana Bilhar, atualmente com 40 km/h.

A velocidade ainda menor na região do Centro faz parte de um estudo da Prefeitura que avaliou que a maior parte das pessoas que trafegam na região chegam por meio de ônibus. Se utilizam outros transportes como carros ou motos, a tendência é que deixem os veículos em estacionamentos e passem a transitar na região como pedestres. "A gente viu que nos últimos cinco anos o número de acidentes tem aumentado bastante, e essa situação motivou a zona de 30 km/h na região do Centro, priorizando a caminhada do pedestre", explica a superintendente da AMC, Juliana Coelho.

LEIA MAIS |  Fortaleza apresenta redução de 67% no número de acidentes de trânsito com mortes

A titular aponta ainda que a velocidade menor vai aumentar a chance de reações mais rápidas dos condutores, ajudando a diminuir o impacto em possíveis colisões com pedestres. "Eles não têm proteção nenhuma, é o corpo da gente na colisão, o impacto é grande. Todo atropelamento tem vítimas feridas, ninguém sai ileso", pontua. De acordo com levantamentos da Prefeitura de mortes e feridos no transito, pedestres ocupam a segunda posição no ranking de morte, atrás apenas dos motociclistas. 

Projeto cultural

Quando o projeto for finalizado totalmente, em meados de junho, aos domingos de manhã, algumas ruas serão fechadas para carros e motos. O acesso será apenas para pedestres e bicicletas. O objetivo é desenvolver, juntamente com a ciclofaixa de lazer, uma rota cultural em museus e prédios públicos e atividades lúdicas, favorecendo a ocupação do centro em outros horários.

A Prefeitura também vai disponibilizar serviços como retirada de cartão do idoso para o transporte público ou do bilhete único. A área será fixa. "É estimular as pessoas a irem ao Centro no domingo, porque as pessoas só vão até o sábado, que é quando as lojas estão abertas. A gente também quer estimular o próprio comercio, motivar a abrir aos domingo com a presença das pessoas lá", acrescentou a superintendente.

LEIA MAIS | Av. Antônio Sales terá limite de velocidade reduzido para 50 km/h

Além da mudança da velocidade e do projeto cultural, vão ser implantados de 10 km de estruturas cicloviárias em direção ao Centro da Cidade (rua Tristão Gonçalves, Pessoa Anta, Pedro Primeiro, Floriano Peixoto). Além disso, calçadas vivas vão ser instaladas para ampliar a área de passeio do pedestre. A expansão irá da avenida Barão do Rio Branco até o hospital Santa Casa da Misericórdia. As ruas Assunção e Floriano Peixoto também terão essa alteração.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza velocidade máxima ruas do centro de fortaleza amc transito no centro de fortaleza ceará mobilidade qual a velocidade máxima nas ruas do centro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar