Com duas modalidades de vacinação, Centro de Eventos registra dia tranquilo

A movimentação tranquila pôde ser observada durante a manhã desta quarta-feira, 21; veja fotos

17:51 | Abr. 21, 2021

Vacinação da população em geral permitirá melhora dos indicadores. (foto: Thaís Mesquita/ O POVO)

Quem chegava ao Centro de Eventos na manhã deste dia 21, feriado de Tiradentes, se deparava com uma pequena fila do lado de fora, em frente ao portão B. Agentes da prefeitura trabalhavam rapidamente para encaminhar a população ao local indicado dentro do ambiente, em busca de dar celeridade ao processo.

LEIA TAMBÉM

Os idosos que chegavam na fila eram aconselhados a buscarem a modalidade de vacinação em formato drive thru, também ofertada no Centro de Eventos. O objetivo era evitar que o público mais velho tivesse que esperar na fila, perto de outras pessoas.

Profissionais de home care, que prestam atendimento domiciliar como cuidadores, eram um dos grupos contemplados com a vacinação nesta quarta-feira, entretanto, muitos não sabiam da necessidade de apresentar um comprovante do serviço para receber o imunizante contra a Covid-19.

VEJA FOTOS DA VACINAÇÃO NO CENTRO DE EVENTOS NESTA QUARTA-FEIRA, 21

"Eu achei organizado, tem pouca gente. Mandaram a confirmação às 6h da manhã de hoje. Tive que correr, em 30 minutos. Me pediram a declaração da empresa que trabalho, trabalho de home care. Pediram minha carteira de habilitação, identidade e CPF, além da declaração. Tive que, de última hora, entrar em contato com a empresa e pedir a declaração de manhã cedo. Eles me enviaram por WhatsApp", relata Ana Marisa.

A cuidadora disse ainda que teve dificuldades de imprimir a declaração por causa do feriado. Robério Clemente, fisioterapeuta, também achou o processo de vacinação organizado, mas acredita que a confirmação enviada pela prefeitura ocorreu de forma tardia.

"Eu achei organizado, não tive problema. Me adiantei e vi no site que os profissionais de home care precisavam dessa declaração dos pacientes. Aqui, esperei só uns 20 a 30 minutinhos, mas tudo normal da demanda. Eu achei bem tranquilo. Recebi a mensagem de vacinação hoje pela manhã, aí sei que é um problema. É ruim, tive que ligar para os pacientes avisando que ia passar na casa deles para pegar a declaração. Acredito que se eles tivessem avisado com 24h de antecedência daria pra gente se organizar melhor", conta.

LEIA TAMBÉM| Frota extra de 200 ônibus é retirada de circulação em Fortaleza

Em outro ponto do Centro de Eventos, a vacinação em formato drive thru ocorria sem maiores problemas. A aposentada Maria de Lourdes, 73, relata que o formato de vacinação foi eficaz durante as duas doses que tomou.

"Graças a Deus, deu tudo certo. Não senti nada depois da primeira dose, espero não ter nada na segunda. Graças a Deus, está tudo em paz, chego e quase na mesma hora já recebo a vacina. O atendimento foi excelente, assim como na primeira vez", conta Lourdes.

Com lágrimas nos olhos, Miguel Araújo Melo, 70, foi mais um dos contemplados com a segunda dose do imunizante durante o feriado de Tiradentes. O aposentado comemora o fato.

"Eu achei ótimo. O processo foi muito rápido e eficiente, hoje foi minha segunda dose. Eu também fui muito bem atendido na minha primeira dose, em um posto de saúde. Eu quis chorar agora, é um sentimento de felicidade, de esperança".

Aos 40 anos, Gutembergue Alves pôde viver a felicidade de levar o tio de 70 anos para ser imunizado. Gutembergue celebra a esperança em dias melhores.

"O dia de hoje representa gratidão e esperança, é o que temos precisado no momento. Estou feliz pelos cientistas e pela parte da saúde, tenho que agradecer ao SUS e ao trabalho positivo que fazem para as famílias. Meu tio já está na segunda dose, isso traz esperança. Que mais e mais famílias tenham essa oportunidade", comemora.

Neste feriado, a expectativa é de que pelo menos 21 mil pessoas tenham sido vacinadas na Capital. A imunização teve início às 9h e seguiu até às 17 horas, em 42 postos e quatro centros de vacinação.

Aos 70 anos, Lúcia Maria também foi imunizada nesta quarta-feira, 21. Para ela, não há motivos para reclamar do atendimento recebido.

"Eu achei tudo ótimo, foi tudo muito rápido, sem demora nenhuma. Eu acabei de chegar, só deu tempo de dar a volta, entrar aqui e pronto, fui vacinada. Foi muito bom, a primeira também foi muito rápido. Graças a Deus me sinto bem, agora posso começar a matar um pouquinho da saudade de quem estava distante esse tempo todo", celebra.

MAIS SOBRE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NO CEARÁ