Frota extra de 200 ônibus é retirada de circulação em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza não informou se o acréscimo na frota ocorrerá novamente.

Atualizado em 21/04/2021 às 22h25min

Os 200 ônibus extras adicionados à frota do transporte público de Fortaleza foram retirados de circulação na última semana, quando começou a reabertura econômica do Estado. A inclusão dos veículos ocorreu ainda em fevereiro e tinha prazo de 60 dias. A medida conjunta do Governo do Estado e Prefeitura pretendia auxiliar os indivíduos no distanciamento social para conter a propagação e infecção pela Covid-19.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus, a estratégia foi o principal esforço adotado durante o pico da segunda onda da pandemia. A declaração ocorreu durante entrevista aos jornalistas Jocélio Leal e Rachel Gomes, na manhã desta quarta-feira, 21, na Rádio O POVO CBN.

Questionado se o reforço deve ser implementado novamente, o representante das empresas de ônibus afirma que cabe avalição do Poder Público: "Não é uma questão de transporte, é epidêmica para o tratamento da pandemia". O líder sindical destacou que está preparado para fornecer novamente os automóveis, caso Estado e Município decidam novamente pela ação.

LEIA MAIS | Trabalhadores param Terminal do Papicu durante manifestação em busca de prioridade na vacinação

Dimas avaliou que durante a primeira semana de reabertura econômica, que impôs escalonamento no horário de atividade dos setores, a demanda foi diluída no sistema de transporte público da Capital. O turno da manhã teve o maior impacto nesse período. As mesmas medidas valem ainda por toda esta semana, porém com a liberação de atividades individuais ao ar livre.

Por outro lado, Dimas não detalhou em quanto está a frota de ônibus e a demanda em Fortaleza. Ele disse apenas que a oferta atual em dias úteis é 44% superior à demanda. Numa tentativa de explicar esse percentual, comentou: "Não existe um número mágico da frota de Fortaleza. Esse número sempre foi variado. Ele oscila de acordo com a demanda. Já tivemos 1.900, 1.500, 1.300; à maneira que a gente está calculando a oferta necessária, a gente tá dando uma oferta 44% superior a demanda. tem oscilado muito."

Durante toda a pandemia, as empresas de ônibus do transporte público tem enfrentado críticas pela quantidade de veículos em circulação e aglomerações registradas.houve diversas discussões para tentar resolver o problemas, porém, mais de um ano desde o início da pandemia, as mesmas cenas continuam.

A Prefeitura de Fortaleza não informou se o acréscimo na frota ocorrerá novamente. Ressaltou, através de nota, que a “Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) monitora e regula a frota de ônibus
conforme a necessidade, com disponibilidade de veículos extras nos horários de pico”. Destacou ainda que a Etufor orienta que os usuários respeitem o escalonamento de horários das atividades econômicas, definido em decretos municipal e estadual. A Prefeitura alerta que o aplicativo Meu Ônibus, que fornece informações sobre os horários de chegada dos ônibus,é uma importante ferramenta para auxiliar os passageiros.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

TRANSPORTE PÚBLICO ÔNIBUS EXTRAS SINDIONIBUS TRANSPORTE EM FORTALEZA DURANTE A PANDEMIA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar