Igreja em Fortaleza faz drive-thru para fieis receberem comunhão

Apesar da autorização, igrejas em Fortaleza não irão reabrir por decisão da Arquidiocese

Pela Internet, televisão ou rádio, fiéis participam de celebrações durante esse período de isolamento e recebem a mensagem dos líderes espirituais. Mas, há parte da experiência de estar no templo que não se replica nos cultos à distância. Para os católicos, uma das principais barreiras nas missas online está na impossibilidade de receber a comunhão. Para driblar esse problema, pelo segundo domingo seguido a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no Montese, promove um drive-thru diferente. Os fieis vêm de carro e recebem a hóstia consagrada.

"O povo há mais de um mês está privado da eucaristia presencial. Eles desejam pelo menos receber a sagrada comunhão. Tantas pessoas ansiosas e desejosas de receber a eucaristia", disse o pároco Raimundo Alves. A primeira vez em que o drive-thru eucarístico foi realizado foi no Domingo de Páscoa, há uma semana. A experiência se repetiu ontem, no Domingo da Misericordia, festa que ocorre uma semana após a Páscoa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Clique na imagem para abrir a galeria

A eucaristia é considerada o maior dos sacramentos do catolicismo. Para aqueles que creem, o pão é transformado durante a eucaristia no próprio corpo de Jesus Cristo, na forma da hóstia consagrada, feita de pão sem fermento. O vinho é transformado no sangue de Cristo, num rito que remete à Última Ceia e é chamado transubstanciação. Na comunhão, os fieis recebem justamente a hóstia.

"A eucaristia é o tesouro da vida cristã. É a coisa mais importante. Para os católicos que sao fiéis, não participar da eucaristia e não receber a comunhão realmente constitui um grande sofrimento", diz o pároco.

Ele relata que cerca de 970 hóstias foram distribuídas neste domingo. A maior frequência percebida foi de mulheres. Segundo ele, foi possível perceber a emoção dos fiéis que se reencontraram com o momento da comunhão.

O pároco informa que, nesse período de pandemia, as pessoas contam que não conseguem participar das celebrações de casa com mesma fé, mesma devoção. O ambiente doméstico tem distrações, principalmente nas residências menores, apartamentos muito pequenos, sem espaço reservado onde se possa fazer as orações.

Muda também para quem celebra. "Para nós, padres, que celebramos, a fé a mesma. Porém, olhando para uma igreja vazia, os bancos vazios, isso deixa a gente um pouco incomodado."

A participação dos fiéis, ele diz, é parte crucial da celebração. "A eucaristia é o ministério da paixão, morte e ressurreição de Jesus que uma comunidade reunida celebra. Naquele momento, você se vê sozinho, com duas pessoas da equipe litúrgica, três pessoas da pastoral da comunicação, um assessor para Internet ou som. É diferente de quando celebra para uma assembleia que consegue manter uma empatia com você."

Profissionais de saúde buscam eucaristia

Entre as quase mil pessoas que foram à tradicional Igreja de Nazaré em busca da comunhão, vários eram profissionais de saúde. A enfermeira Edjane Tenorio, 42 anos, também sente falta da possibilidade de participar de celebrações presenciais. "A gente quando está dentro do santuário tem todo o propósito. Mas a gente tem de procurar se adaptar."

O também enfermeiro Virgílio Macedo, de 40 anos, salientou a emoção de receber a hóstia. "Graças a Deus a gente tem essa oportunidade. Vim fazendo já a comunhão espiritual e receber materialmente é mais fortalecedor", contou ele.

Mesmo com liberação, missas seguirão sem público 

O decreto do governador Camilo Santana (PT) que passa a valer nesta segunda-feira, 12, autoriza reabertura de igrejas para celebrações presenciais no Ceará com um máximo de 10% da capacidade. Porém, as missas continuarão a ocorrer sem público na Capital, por decisão eclesiástica.

A Arquidiocese de Fortaleza publicou nota informando que celebrações em templos católicos e os atendimentos pastorais devem continuar ocorrendo sob as condições determinadas em 4 de março, quando passou a ser estabelecido novamente o lockdown em Fortaleza. Assim, a orientação é de que missas sigam sendo realizadas virtualmente e sem presença de fiéis.

Considerando que o cenário da pandemia no Ceará "ainda preocupa e inspira cuidados", o arcebispo dom José Antonio Aparecido Marques determinou que os procedimentos adotados no período de isolamento social rígido continuem sendo seguidos.

De acordo com a nota, assinada pelo coordenador arquidiocesano de pastoral padre Watson Holanda Façanha, a determinação vale "mesmo nos dias e horários permitidos pelo atual decreto, até que possamos ter, ainda que com público reduzido, as celebrações presenciais também nos finais de semana com mais segurança e estabilidade."

A nota é encerrada informando que serão aguardadas futuras posições das autoridades de saúde para que haja mudança na orientação.

Leia a nota da Arquidiocese de Fortaleza na íntegra:

Diante da publicação do DECRETO Nº 34.031 do Governo do Estado do Ceará, de 10 de abril de 2021, que nos termos da lei estabelece para o período de 12 a 18 de abril às regras aplicáveis às atividades dos setores do comércio e dos serviços, indicando no Art. 7º:

- pelo item I, que “das 20h da sexta-feira às 5h da segunda-feira, todas as atividades sujeitar-se-ão, inclusive quanto a horários de funcionamento, às regras de isolamento social rígido previstas no Decreto n.º 33.965, de 04 de março de 2021” (a saber – “às instituições religiosas será permitido o atendimento individual para fins de assistência a fiéis, devendo as celebrações acontecerem sempre de forma virtual, sem presença de público, ficando a equipe responsável ressalvada”).

- e, pelo item II (que trata das atividades “nos demais dias e horários”, isto é, das 5h às 20h de segunda à sexta feira), no § 2º que – “As instituições religiosas poderão realizar celebrações presenciais, desde que observados o limite de 10% (dez por cento) da capacidade e as regras estabelecidas em protocolos sanitários, mantida, em todo caso, a recomendação para que as celebrações permaneçam sendo realizadas exclusivamente da forma virtual”.

A Autoridade Arquidiocesana de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, considerando que o cenário da COVID-19 no nosso Estado ainda preocupa e inspira cuidados (a ponto de o governo manter o isolamento social rígido), determina que as celebrações nas comunidades eclesiais católicas e que os atendimentos pastorais, continuem acontecendo conforme o que foi anteriormente determinado [Nota 04/03/2021] e com os devidos protocolos mesmo nos dias e horários permitidos pelo atual decreto, até que possamos ter, ainda que com público reduzido, as celebrações presenciais também nos finais de semana, em que celebramos o Dia do Senhor, com mais segurança e estabilidade.

Esperamos os novos posicionamentos das autoridades sanitárias e determinações dos decretos governamentais futuros para alteração da orientação arquidiocesana.

Fortaleza, 10 de abril de 2021.
Padre Watson Holanda Façanha
Coordenador Arquidiocesano de Pastoral

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavirus igrejas abrir igreja essencial funcionamento igrejas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar